Noticias

Sara Duarte representa a Equitação Adaptada

Written by
no 40º aniversario,  da  Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

 

Sara Duarte, atleta paralímpica, da Academia Equestre João Cardiga, é uma convidadas a participar no  Concerto comemorativo do 40º aniversario,  da CCIG- Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – o organismo público responsável pela promoção e defesa da igualdade entre mulheres e homens, em Portugal.

“As comemorações, organizadas em parceria com o Gabinete da Senhora Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, começam com um espetáculo/concerto no dia 7 de Março, no Teatro da Trindade, em Lisboa, que tem, como ponto de partida, a ideia de força e poder conquistados nestes 40 anos pelas mulheres portuguesas. É este o caso das mulheres desportistas que, nos últimos 40 anos, têm vindo a afirmar-se nacional e internacionalmente, conquistando medalhas, respeito e um importante espaço mediático”.

Sara Duarte, atleta de Equitação Adaptada/Paradressage é a única cavaleira bi-paralimpica portuguesa, tendo alcançado a medalha de ouro em Madrid e bronze na Noruega, bem como a menção honrosa do  5º lugar nos jogos paralímpicos de Pequim.

Sara Duarte afirmou: “Considero uma honra o convite para estar ao lado de mulheres como Rosa Mota (atletismo), Beatriz Martins (ginástica), Sílvia Saiote (ginástica), Cristina Gonçalves (Boccia), Filipa Cavalleri (Judo), figuras muito mais medalhadas do que eu…. Mas, apesar de todos os obstáculos do meu percurso desportivo, estou orgulhosa pelo que já fizemos (é sempre um trabalho de equipa), só possível com o suporte dos principais apoiantes, Jogos  Santa Casa, FEP e Academia J Cardiga. Espero desta forma, contribuir para que a equitação adaptada, ganhe o espaço merecido no panorama desportivo nacional.”

Sara Duarte e Daxx du Hans (nome do cavalo), integram o projeto “CAVALGAR ATE TOKYO 2020” que tem como objetivo principal,  qualificar uma equipa de atletas para os jogos paralímpicos. Projeto ambicioso e de elevados custos, mas que acreditamos ser possível de concretizar, envolvendo a sociedade. Sara partirá dia 29 de Março para Deauville, França, juntamente com mais 3 atletas a fim de representar Portugal no Internacional 3*.

 

 

 

 

Divisão Comunicação

Tel: +351 214 2122 61 - 935531202

Instituição Particular de Solidariedade Social

Registo N.º 59/09, Fls 156 e 156v, 30-04-2007

Academia Equestre João Cardiga, Associação
Estrada Caminho da Serra, Leceia
2730-040 Barcarena | Portugal

www.academiaequestrecardiga.com
www.facebook.com/centro.equestre.joao.cardiga

Reportagem especial | Jovens da Santa Casa visitam Academia Equestre João Cardiga

Written by

  

Quinze jovens de vários equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa visitaram no passado sábado, dia 14 de janeiro, a Academia Equestre João Cardiga (AEJC) para uma tarde diferente e animada.

No alto do picadeiro, exíguo e resguardado, muitos são os olhares que acompanham os esforços dos pequenos cavaleiros. Em baixo, levantando uma fina película de pó a cada passo, a égua Atchim vai fazendo as delícias da sua cavaleira. Rita tem sete anos e a confiança e sorriso que agora exibe vieram substituir o nervosismo que na primeira volta ao picadeiro lhes transfigurava o rosto. A cara fechada e o olhar que lia com vertigem a distância que a separa do chão, já vão longe. Deram lugar a uma cavaleira tão confiante que durante alguns metros, até monta o seu cavalo às avessas. A observar Rita estão outras 14 crianças e jovens, utentes da Santa Casa, que aguardam com expetativa pela sua vez de tomar as rédeas. Afinal, desde o início da sua visita a Academia Equestre João Cardiga, que este era o momento mais esperado.

“Assim que entraram e viram todo o aparato dos cavaleiros, começaram a olhar para o picadeiro e ficaram logo com um brilhozinho nos olhos”. A descrição é de Andreia Tomás, uma das colaboradoras da Santa Casa que acompanha o grupo. E é tão verdadeira para quem conhece bem os petizes como para quem contacta com eles pela primeira vez. O entusiasmo é quase palpável. A passagem de um cavalo é sempre acompanhada por murmúrios excitados para o amigo do lado ou por exclamações sonoras de admiração. Antes de montar, os jovens são recebidos por Maria de Lurdes Cardiga, presidente da Academia Equestre João Cardiga, que lhes dá as boas vindas, e os leva a conhecer o espaço.

A visita começa pelos estábulos, onde em cada box se pode ler o nome do inquilino e os seus dados individuais. Alguns cavalos estão lá fora, em provas ou em treino, mas os que se encontram nos estábulos são mais do que suficientes para captar a atenção e imaginação dos visitantes. A tour continua pelos vários picadeiros e termina numa demonstração de equitação de trabalho. Chega então o momento mais esperado, o de tratar e montar os cavalos.

Enquanto a pioneira Rita acaba a sua vitoriosa experiência falamos com Gonçalo, que apesar de já ter estado a tratar do pónei Napoleão, ainda aguarda a sua vez de montar. Quando questionado sobre a sua opinião o adolescente não tem dúvidas. “O espaço é interessante, tem boas condições e a melhor parte será andar de cavalo, sem dúvida!”. Depois de falar connosco, o passo gingão de Gonçalo leva-o para junto dos seus colegas onde fica a aguardar a sua vez, sempre sobre a supervisão dos vários colaboradores da Santa Casa que presentes.

Para Sandra Rego, uma das técnicas da SCML de serviço, esta atividade é muito importante para os jovens porque “os cavalos transmitem calma, paz, confiança e uma série de outros sentimentos que os nossos utentes precisam muito”. “Além disso é uma experiência única” acrescenta a sua colega Andreia Tomás, e “proporcionar uma experiência destas a públicos que de outra forma não têm essa possibilidade, é sempre uma mais-valia”.

Também Lurdes Cardiga salienta as vantagens da equitação. Para a responsável pela AEJC os benefícios da equitação são “muitos e diversos conforme as especificidades de cada pessoa”. Apesar deste fator, algumas vantagens são transversais a todos os indivíduos. “De grosso modo, aquilo que se percebe é que o movimento tridimensional do cavalo é um estimulante fantástico, desde a ponta do pé até a cabeça. É quase como uma fisioterapia dada naturalmente”.

A Academia Equestre João Cardiga conta, desde há quatro anos, com o apoio dos Jogos Santa Casa. Um apoio que tem tornado possível a concretização de resultados importantes no universo da paradressage e, em particular, para os atletas apoiados por esta academia.

Foi também esse apoio que possibilitou, segundo Nuno Pires, diretor da Unidade de Gestão de Patrocínios e Eventos, “criar as sinergias necessárias para privilegiar os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que hoje viveram esta experiência”. Sinergias essas que os Jogos Santa Casa têm total interesse em “aprofundar ao longo de 2017”.

Chegados ao fim da atividade, um ar gélido e húmido sopra por entre as pequenas casas da Academia Equestre João Cardiga. O frio do final de um dia pintado a dourado pelo sol poente, contrasta fortemente com o calor e animação que se faz sentir por entre o grupo. Os jovens da SCML partem com os rostos rasgados em sorrisos, e partilhando entre si as histórias das suas aventuras particulares em cima dos cavalos. Quando os seus pés transpõem a soleira do portão, deixam para trás um mundo de cavalos e cavaleiros mas trazem consigo o forte e comum desejo de voltar.

 

Tiago Lacerda, da Direção de Comunicação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

2ª Edição do Curso “Aperfeiçoamento de Treinadores”

Written by

2ª Edição do Curso “Aperfeiçoamento de Treinadores”

para a Renovação do Titulo Profissional de Treinador de Desporto – TPDT

 

   

 

 Estão abertas inscrições para a 2ª edição do Curso “Aperfeiçoamento de Treinadores”, a realizar no Cardiga Training Center, da Academia Equestre João Cardiga, em Leceia, Oeiras, dias 9, 10 e 11 de Setembro de 2016.

 

Trata-se de uma formação teórica, realizada em estreita colaboração com a FEP e certificada pelo IPDJ, que atribui 5 unidades de crédito, para a renovação da cédula de treinador de equitação, documento imprescindível para todos os que exercem a profissão, conforme o estabelecido pela Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, em conjugação com Portaria n.º 326/2013, de 1 de novembro, o Título Profissional de Treinador de Desporto tem a validade de 5 anos, podendo ser revalidado por igual período, desde que sejam obtidas 10 Unidades de Crédito  em ações de formação contínua, devidamente certificadas pelo IPDJ, IP e realizadas no período de vigência do Título em questão.

 

Tal como foi referido, esta será uma formação fundamentalmente teórica e abordará os seguintes temas; Teoria da Equitação, Pedagogia Equestre e Capacitar para a Equitação com Fins Terapêuticos

 

As inscrições são limitadas e poderão ser efetuadas até dia 5 de Setembro, junto da Secretaria da Academia Equestre João Cardiga ou através do email (ctc@academiaequestrecardiga.com) ou telefone (214212261).

EQUITAÇÃO DE TRABALHO - CAMP REG MOITA 2016

Written by

03-07-2016

A Academia Equestre João Cardiga volta a abrir a modalidade desportiva dedicada às tradições equestres portuguesas e ao cavalo Lusitano, com a estreia de Apache com Beatriz Arriaga e Cunha no escalão sub-16 anos e com Damasco OS (Coudelaria Oliveira Santos), de 8 anos,  e João Pedro cardiga no escalão de Cavalos debutantes, nos regionais de Equitação de Trabalho.

Nos debutantes, Damasco OS e João Pedro Cardiga terminam o Regional da Moita, subindo ao pódio na prova de Ensino - 1º lugar com 70,30% e 3º lugar na classificação geral final.

Nos sub-16, Apache e Beatriz Cunha apesar de ter alcançado o pódio em 2º na prova de ensino, terminam o circuito em 5º na classificação geral.

Os dois conjuntos continuam a disputar também o campeonato regional da região centro.

.  

Equitação integra Programa Mexe-te nas Férias 2016

Written by

03-07-2016

Este ano, a Academia Equestre João Cardiga, vai acolher 200 crianças do programa “Mexe-te nas Férias” 2016 entre os dias 28 de Junho e 3 de Agosto.

A Academia João Cardiga, junta-se à Câmara Municipal de Oeiras, responsável pelo referido programa, com o objetivo de dar a conhecer as atividades equestres e proporcionar aos jovens dos 8 aos 16 anos, os primeiros contacto com cavalos e póneis.

 

Equitação Para Todos anima Jardim de Oeiras a partir de 10 de Julho 2016

Written by

01-07-2016 

 A partir do dia 10 de Julho, todos os sábados e domingos de tarde, os cavalos da Academia Equestre João Cardiga, estão no Jardim Municipal de Oeiras.

A iniciativa é organizada com a colaboração da Camara Municipal de Oeiras, e tem como objetivos; a animação do espaço publico, através das atividades equestres (aulas de equitação, maneio, passeios, etc.,), a divulgação do projeto “Equitação para Todos” que permite a inclusão de pessoas com deficiência e, ainda, proporcionar aos participantes o desenvolvimento das suas potencialidades, ensinando padrões de comportamento como: "ajudar, aceitar ser ajudado, aceitar as próprias limitações e respeitar as limitações dos outros", através da relação estabelecida com o cavalo.

As inscrições poderão ser efetuadas no local ou através dos e-mail geral@academiaequestrecardiga.com

Conctatos: 214212261 - 935531202

 

Programa ERASMUS + traz Romenos à Academia Equestre João Cardiga

Written by

03 Julho 2016

Pela segunda vez, este ano, a Academia Equestre João Cardiga,  recebeu, hoje, dia 28 de Junho 2016, a visita de 25 professores, e alunos com necessidades especiais, provenientes da Roménia, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – ERASMUS +, cujos beneficiários são jovens e professores de toda a Europa. 

O grupo está de passagem por Portugal, para visitar varias Instituições nacionais, entre as quais a AEJC, com o intuito de conhecer e partilhar boas praticas, nas áreas de intervenção que vão desde o Emprego, Educação, Família e Desporto.
Esta ação de Mobilidade para Profissionais de Ensino e Formação Profissional (PEFP) intitula-se “Facilitarea tranzitiei de la scoala la viata activa a persoanelor cu dizabilități mintale accentuate și grave - SCHOOL2LIFE”.
O grupo mostrou-se muito entusiasmado com o trabalho desenvolvido na AEJC e propôs mesmo o desenvolvimento de futuras ações, conjuntas, dirigidas aos alunos romenos com deficiência intelectual.
A iniciativa foi desenvolvida pela Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo/ Escola Profissional do Montijo e a Câmara Municipal.

 

Espetáculo Equestre Infantil - Branca de Neve Amazona – marcou o Dia Mundial da Criança 2016 No Estádio Sport Lisboa e Benfica

Written by

02 de Julho 2016

A Academia Equestre João Cardiga assinalou o Dia Mundial da Criança 2016 com um espetáculo equestre infantil, realizado no Estádio da Luz, em colaboração com a  Fundação Benfica, que foi aplaudido por centenas de crianças.

Durante a manhã, cavalos e póneis, interagiram  com as crianças e da parte da tarde contaram, de forma inovadora, a historia da Branca de Neve Amazona.

A Branca de Neve Amazona é um pequeno espetáculo infantil, narrado por uma égua encantada – Dona Cardif - que recria a magia da historia tradicional, mas adaptada a um ambiente equestre.

Centenas de crianças apreciaram o momento.

 

    

Atletas cumprem objectivos na primeira prova da temporada 2016

Written by

 

 

Os atletas de Equitação Adaptada/Paradressage, da Academia Equestre João Cardiga, que iniciaram a época desportiva, fora do clube, no CPDN – Concurso de Paradressage Nacional,  do dias 9 e 10 de Abril, no Estoril, conseguiram obter notas acima dos 55%, valor mínimo para se qualificarem para o Campeonato de Portugal de Equitação Adaptada/Paradressage. Os atletas deverão agora, efetuar mais duas provas, mantendo, ou subindo, as percentagens, para garantirem presença na competição nacional mais importante do ano, o Campeonato, que se realizará em Outubro.

O Cardiga Paradressage Team que, conta com o alto patrocínio dos Jogos Santa Casa, Bellator e Allianz-Companhia de Seguros, esteve representado com cinco, dos sete, atletas que compõem o grupo. José Neves, com Farol (em estreia), que obteve 61,233% e 62,300%  Rita Lagartinho Oliveira, com Macarena, com 59,567, ambos no Grau 1 A,  Inês Alemão Teixeira, com Lycomede, no Grau II, pontuou 63,900% e 65,200%  Constança Claro, com Nervo, no Grau IV, 63,633% e e 64,333%, e Pedro Félix, com Oposta de Foja, no Grau III, com 60,367% e 61,767%.

A internacional Sara Duarte, esteve ausente, por motivos de saúde.

Segundo o coordenador geral do grupo, João Cardiga, o Cardiga Paradressage Team tem como principais objetivos desportivos;

Obter qualificação para o Campeonato de Portugal 2016,

Participar numa prova internacional com 3 ou 4 elementos (numero mínimo para constituir equipa).

Manter o plano de uma representatividade, em equipa, a nível europeu e mundial, com vista aos jogos paralímpicos de Tokyo 2020.

A direção da AEJC, criou mesmo o projeto “Cavalgar até Tokyo 2020” que tem como principal objetivo, garantir a participação de Portugal, em equipa, nesta competição.

O projeto visa, ainda;  Alertar para o potencial da Equitação Adaptada/Paradressage e, também, para as dificuldades com que os atletas e os demais agentes envolvidos se debatem para desenvolver a modalidade, sobretudo no que diz respeito a encontrar cavalos adequados, aos diversos graus de capacidade destes Atletas, todos com deficiência física.

 

Na disciplina de Ensino,  o Team Cardiga também manteve as expectativas. Rita Onofre, com Belmonte, na prova Complementar (C1), obteve 59,400. Beatriz Reto, que se estreou com a sua nova montada, uma égua que dá pelo nome de De Plaisir, pontuou 59,367%. Carolina Gonçalinho, com Bingo obteve 59,967, na prova Média 1 (M1) e 58,033% na M2 e Beatriz Gonçalingo, com Dante obteve na M1 59,867% e na M2 61,800%.

Os atletas têm objetivos  personalizados, de acordo com as idades e caraterísticas de cavalos e cavaleiros mas, em traços gerais, a principal meta é a aprendizagem constante e a motivação para chegar o mais longe possível.

 SOBRE A AEJC

A Academia João Cardiga ao longo dos seus 24 anos de atividade tem treinado inúmeros atletas, com ou sem deficiência e participado em vários campeonatos nacionais, internacionais e jogos paralimpicos. Desenvolve as suas atividades a partir de Leceia e, sob o lema “Equitação para Todos” promove a equitação nas suas múltiplas vertentes, assumindo a sua natureza de agente de integração e inclusão social.

 

Page 1 of 2
  • Estrada Caminho da Serra 
    Leceia 2730-040 Barcarena
  • Tel.: 214 212 261
    Tlm.: 935 531 202