Notícias

2024

PRESS 01/24

A 5ª Edição do Cardiga Equestrian Circuit  abre com o 1º Open, a 4 de Fevereiro 2024

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2024, com o 1º OPEN que se realizará no domingo, dia 04 de Fevereiro, a partir das 14h00, nas suas instalações em Barcarena, Oeiras. As inscrições para as provas de NIVEL devem ser efetuadas em  www.gira.io.

O Cardiga Equestrian Circuit, que vai na 5ª edição, está aberto a todos os praticantes e/ou atletas, com ou sem deficiências, considerados aptos pelos seus treinadores. Realizam-se provas de Dressage, Dressage Poneis, Paradressage e Dressage Special Olympics (atletas com deficiência intelectual).

"O Circuito desportivo conta com o  habitual apoio de várias entidades e empresas tais com;, CPEClínicas Oeiras, Horsefire – Artigos equitação, O Mundo da Equitação, Oeiras Valley, PIN Boxes, Celeris Boots, Culto da Imagem, Equigolden e Hotéis Vila Galé, que contribuem para o prestigio deste circuito desportivo, através dos importantes prémios oferecidos na Final. "- afirmou a direção da Academia.

Maria Cardiga afirmou ainda que; "Ao longo destes 4 anos, o Circuito Cardiga já permitiu a mais de 600 praticantes, a possibilidade de participar num circuito equestre e conhecer os desafios da competição. O carater "amador e inclusivo" destas provas, permite a participação de uma maior variedade de praticantes e atletas, com ou sem necessidades especiais, para alem de oferecer uma oportunidade aos iniciantes estimulando o seu gosto pelo desporto.

O próximo OPEN está agendado parao dia 10 de Março.

2023

Maria Confraria e o Lusitano Jet Set de Zeldi 

são vice-campeões nacionais de Dressage Pony 2023

Maria Confraria e Jet Set de Zeldi sagraram-se vice-campeoes nacionais de dressage pony 2023, no campeonato nacional de dressage. que decorreu em Lisboa, no passado fim de semana.

A atleta, que treina na Academia Equestre João Cardiga – AEJC, integra o programa desportivo de preparação de atletas para a competição, que ali se desenvolve e, estreou-se este ano, no Campeonato Nacional de Dressage, com o cavalo Jet Set de Zeldi. Um ponei puro sangue lusitano, com 9 anos, filho de Zeloso do Lis x Dinâmica. Maria tem 13 anos, treina regularmente, na Academia J Cardiga, com Joao Pedro Cardiga.

João Pedro Cardiga afirma que: - " o conjunto estreou-se este ano, no escalão Poneis FEI (nivel internacional) e, para além de se ter qualificado para o nacional, ainda, terminou no podio. O objetivo foi totalmente alcançado. O cavalo é novo, tem 9 anos é um puro sangue lusitano de baixa estatura, podendo por isso ser classificado de ponei. Este cavalo pode ser um bom exemplo para as criadores da "marca" nacional, escoarem os produtos mais pequenos. É um cavalo que apresenta uma excelente condição física e boa cabeça, permitindo ambicionar que a Maria, com ele, possa alcançar mais e melhores conquistas."

Para Maria Confraria o futuro passa por: -"Quero continuar a treinar e a aprender o maximos possivel com este cavalo e qualificar-me para um europeu. Gostaria imenso de poder representar o meu País e o meu clube a nivel internacional."

Leceia, 24 outubro

ACADEMIA EQUESTRE JOÃO CARDIGA DISTINGUIDA PELAS BOAS PRATICAS – AÇAO – SUSTENTABILIDADE - DO PROGRAMA CLUB TOP, PROMOVIDO PELO IPDJ

A Academia Equestre João Cardiga, de Barcarena, Oeiras, foi distinguida com o Premio de Boas Práticas do Club Top para a categoria de Ação – Sustentabilidade, promovido pelo Instituto de Portugal do Desporto e Juventude – IPDJ.

A Instituição apresentou, publicamente, as boas praticas implementadas nas suas instalações tendo por base o tripé da sustentabilidade; SOCIALMENTE JUSTA, AMBIENTALMENTE CORRETA, ECONOMICAMENTE VIÁVEL.

Na apresentação que ficou a cargo de Maria Cardiga, esta destacou;

- "A dimensão da Academia na defesa da igualdade de oportunidades. Esta dimensão social assenta muito diretamente numa preocupação permanente com as pessoas, em vetores como, a saúde, a reabilitação, o desporto ou o lazer. Sempre com o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa, que permita e defenda a inclusão social. Na área do ambiente o destaque foi para as medidas adotadas, tais como; Criação de um sistema de decantação de água na zona de lavagem dos cavalos que permite o aproveitamento dessa agua para a rega dos picadeiros. Abertura de Furos de Agua Potável. Adesão ao sistema de energia solar através da colocação de painéis fotovoltaicos e luminárias de exterior. Na área da construção de boxes a academia recorreu a perfis reciclados para a construção de 22 boxes, um palheiro e uma casa de arreios. Nesta obra, foram usados 14.863Kg de resíduos de plástico urbano, evitando-se a emissão de 23 483kg de CO2 para atmosfera. Por ultimo, o viabilidade económica. Esta IPSS assenta o seu financiamento nas receitas geradas pelos próprios projetos e numa gestão criativa e dinâmica para o qual contribuem as boas praticas que aqui foram destacadas e premiadas."

Por seu lado o "IPDJ, através do programa Clube Top, reconhece a importância que o associativismo desportivo de base tem na alteração de paradigmas de intervenção no desenvolvimento do desporto e entende que só capacitando estas organizações, poderemos ambicionar um desporto com padrões de qualidade mais exigentes."    

Foram ainda distinguidos o Clube Naval de Lisboa (1º), a Associação Amigos do Rugby do Belém(3º), o Sport Clube União Torreense e os Amigos do Atletismo de Mafra

Leceia, 20 Outubro 

Barcarena, 15 Junho

FERIAS A GALOPE 2023

SEMANAS COM VAGAS:

27 a 30 junho

18 a 21 julho

25 a 28 julho

08 a 10 Agosto

O "Ferias a Galope" é um programa semanal (de terça a sexta), que se dirige a crianças e jovens, dos 7 aos 14 anos, organizados em grupos, tendo por base, atividades de equitação, realizadas, ao ar livre, com o objetivo de proporcionar aos participantes o desenvolvimento das suas potencialidades, ensinando padrões de comportamento como: "ajudar, aceitar ser ajudado, aceitar as próprias limitações e respeitar as limitações dos outros".

Em tempos desafiadores, devemos encontrar formas de estimular a responsabilidade, a entre ajuda e a resiliência nos nossos jovens, através de atividades variadas e, sempre que possível, ao ar livre. Os cavalos desenvolvem estas e outras caraterísticas, como a afetividade, a sociabilidade, entre outras.

PROGRAMA

Datas: Todas as semanas, de terça a sexta-feira

Horário: das 9h00 às 18h00

Local: Academia Equestre João Cardiga – Estrada do Caminho da Serra – Leceia – 2730-040 Barcarena

Atividades (As atividades de Equitação serão adaptadas ao nível de cada participante):

De Equitação:. Abordar um Cavalo. Por uma cabeçada de prisão. Prender um cavalo com o nó de segurança. Conhecer os materiais e equipamentos de hipismo (material de limpeza, arreios e cabeçadas). Saber fazer o Maneio de um cavalo. Aparelhar e desaparelhar. Conhecer as pelagens dos cavalos. Treinar o equilíbrio a passo, trote e galope. Noções da condução de uma cavalo. Conhecer as ajudas. Aulas de sela 1, 2, 3, 4 até sela 7); Gincanas, passeio a cavalo etc

Outras atividades: Piquenique no jardim da fabrica da pólvora, Jogos pedagógicos

Valores a partir de 230€ (para sócios) e 245 (para não sócios). Isento de IVA.

(Inclui 2 aulas de equitação/dia, almoço, lanche manhã e tarde, seguro e acompanhamento especializado)

Leceia, 27-05-2023

Ana Isabel Marques, atleta Dressage Special Olympics 

vai participar nos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais 2023

Ana Isabel Marques, cavaleira/atleta de Dressage Special Olympics, da Academia Equestre João Cardiga , Oeiras, integra a comitiva que representará Portugal nos 16ºs Jogos Mundiais do Special Olympics (Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais) que decorrerão de 17 a 25 de Junho, em Berlim.

Ana Isabel, fará parte da equipa equestre, que integra a delegação portuguesa, juntamente, com mais três cavaleiros e 40 atletas, de oito modalidades diferentes. A atleta treina, há 13 anos, na Academia João Cardiga. Começou a competição em 2011, nas provas de Equitação Adaptada do Special Olympics e estreou-se há dois anos na modalidade de Dressage Special Olympics, tendo sido campeã nacional do seu nível, em 2022.

Os Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais (Special Olympics), são o maior evento esportivo inclusivo do mundo. Prevê-se a participação de milhares de atletas com deficiência intelectual que competem em 26 modalidades.

Espera-se que o evento seja "uma celebração colorida promovendo mais reconhecimento e inclusão das pessoas com deficiência intelectual." Pode ler-se no site do evento.

Site dos Jogos: Special Olympics World Games Berlin 2023 / 17 to 25 June - Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais Berlim 2023 / 17 a 25 de junho (berlin2023.or

Leceia, 13-Abril - 2023

FERIAS A GALOPE 2023 - Dos 7 aos 15 anos

INSCRIÇÕES ABERTAS! contacte: 0351 4212261 - 935531202 - geral@academiaequestrecardiga.com


Leceia, 10 Abril 2023

 3º OPEN, inserido no CARDIGA EQUESTRIAN CIRCUIT 2023

Provas de Nível 3

Estão abertas as inscrições, até dia 15 de Abril, para o 3º OPEN EQUITAÇÃO, que se realizará no dia domingo, 23 de Abril a partir das 14h00

O 3º OPEN, que é uma das nove jornadas que compõe o "campeonato" CARDIGA EQUESTRIAN CIRCUIT 2023

Recorde-se que este Circuito / "Campeonato" tem como principais objetivos; Apoiar a Formação equestre desportiva; Proporcionar igualdade de oportunidades (podem participar atletas com deficiências motoras e cognitivas e os praticantes podem partilhar os cavalos das suas Escolas); Incentivar a equitação desportiva de competição privilegiando o respeito pelas regras, o respeito pelo outro, o fairplay, o saber estar e saber aceitar o resultado, conforme consagrado no regulamento da FEP. Em 2022 registou-se a participação de mais de duas centenas de praticantes (225).

Os resultados das provas podem ser acompanhados, em direto, no software www.gira.io que se associou a esta iniciativa, juntando-se à FEP-Federação Equestre Portuguesa, CPEClínicas Oeiras,Celeris Boots, O Mundo da Equitação, a Horsefire, Oeiras Valley, Villa Galé Hotéis, PIN Boxes e SFFeeding. Na final, o vencedor deste Circuito levará consigo um Armário de Arreios, oferta da Pin Boxes no valor de 1.500€.

Inscreva-se em www.gira.io  Telefone: 214212261 - 935531202

Leceia. 02 de Março 2023

CONCURSO DE DRESSAGE REGIONAL e 2º OPEN CARDIGA EQUESTRIAN CIRCUIT 202

DIA 12 DE MARÇO NA ACADEMIA JOÃO CARDIGA

Estão abertas as inscrições até dia 9 de Março, para o Concurso Dressage Regional – CDR e para o 2º Open do Cardiga Equestrian Circuit (Nível 2), que se realizarão na Academia Equestre João Cardiga, dia 12 de Março, a partir das 14h00, em Barcarena, Oeiras.

As inscrições para o CDR deverão ser efetuadas através do site da FEP-Federação Equestre Portuguesa em www.fep.pt. Para o 2º OPEN CARDIGA devem ser feitas no software www.gira.io onde, também, serão divulgados as Ordens de Entrada e os Resultados.

Os participantes no Cardiga Equestrian Circuit habilitam-se a ganhar prémios de qualidade tais como; um armário de arreios da PIN BOXES, um par de botas da CELERIS, um Voucher da Villa Galé Hotéis, material de equitação da Horsefire, do Mundo da Equitação e da SFFeeding, entre outros.

O 3º OPEN do Cardiga Equestrian Circuit realizar-se-á dia 16 de Abril, e será de nível 3

Leceia, 30 Janeiro 2023

1º OPEN Cardiga Equestrian Circuit 2023 realiza-se dia 05 Fevereiro

A Academia Equestre João Cardiga vai abrir a época desportiva 2023, com o 1º OPEN do Cardiga Equestrian Circuit, que se realizará no domingo, dia 05 de Fevereiro, a partir das 14h30, nas suas instalações em Barcarena, Oeiras.

As inscrições para as provas de NIVEL 1, encerram amanhã, dia 3 Fev. no www.gira.io.

O Cardiga Equestrian Circuit, que vai na 4ª edição, está aberto a todos os praticantes e/ou atletas, com ou sem deficiências, considerados aptos pelos seus treinadores. Realizam-se provas de Dressage, Dressage Poneis, Paradressage e Dressage Special Olympics (atletas com deficiência intelectual).

"O Circuito desportivo conta com o apoio da Federação Equestre Portuguesa, CPEClínicas Oeiras, Horsefire – Artigos equitação, O Mundo da Equitação, Oeiras Valley, PIN Boxes, Celeris Boots, Opticalia de Queluz de Baixo e Hotéis Vila Galé, que contribuem para o prestigio deste circuito oficioso, através dos importantes prémios oferecidos na FINAL. "- afirmou a direção da Academia.

O próximo OPEN está agendado para o dia 12 de Março, antes do CDI-Concurso de Dressage Internacional, o que dá a possibilidade de treinar as provas aos atletas que tenham o objetivo de participar neste concurso.

Leceia, 02-02-2023

Academia Equestre João Cardiga recebe Prémio "IDEIAS QUE MUDAM O MUNDO" promovido pela BAYER, SIC Esperança e Jornal Expresso

A direção da Academia Equestre João Cardiga, de Barcarena, Oeiras, vai estar presente na entrega oficial do Prémio Ideias que Mudam o Mundo 2022, que terá lugar no dia 15 de fevereiro, pelas 17h na Fundação do Gil, em Lisboa.

A instituição foi a vencedora do 1º premio 2022 com o programa "EQUITAÇAO PARA TODOS - Saúde, Reabilitação, Inclusão e Desporto" na vertente das Intervenções Assistidas por Equinos, com enfase na psicomotricidade, fisioterapia e equitação adaptada, que tem como principais objetivos; Beneficiar, reabilitar e socializar. Isto é;

Proporcionar o acesso aos benefícios da relação com o cavalo, a grupos mais vulneráveis; Reabilitar através do movimento do cavalo. (A qualidade do andamento do cavalo, a passo, produz cerca de 60 a 75 movimentos tridimensionais por minuto, equivalentes aos da marcha humana neurofisiologicamente normal); Socializar, utilizando o Cavalo como agente facilitador da inclusão social.

Realizam-se sessões semanais, individuais, com planos de intervenção específicos, preparados pelo técnico de saúde líder do grupo. Exige uma equipa transdisciplinar constituída pelo Técnico de saúde, auxiliar guia e auxiliar lateral. O Cavalo é selecionado de acordo com a sua fisiologia e adequado às necessidades do cavaleiro.

Os cavaleiros fazem; Maneio do cavalo, Montar com ou sem ajuda técnica, back Riding. Jogos sensoriais, ginástica, exercícios de estimulação cognitiva e de coordenação motora, entre outros.

Para Maria de Lurdes, presidente da direção daquela instituição: - "Esta distinção assume uma relevância particular, por ter sido atribuída no ano em que a Academia assinalou seu 30º aniversario. O nome do Prémio (Ideias que Mudam o Mundo) é, em si mesmo uma distinção. Estamos muito gratos a todos os que o criaram e promovem - BAYER, SIC Esperança e Expresso. O prémio veio reacender a motivação e recordar a importância do cavalo na vida do homem e na comunidade. O valor monetário, por seu lado, é um precioso auxilio, numa instituição IPSS que não conta com qualquer apoio do Estado. Será utilizado na aquisição de novos materiais, pedagógicos e hípicos que permitem a realização das atividades.

Se queremos um Mundo melhor, temos de valorizar mais o empreendorismo social e os projetos que integrem a comunidade. A atividade equestre, assenta na componente desportiva. E, por aqui entende-se que as atividades desportivas são "cúmplices" do desenvolvimento sustentável. Ainda que as atenções estejam, habitualmente, voltadas para os momentos de competição, a verdade é que o desporto tem um papel muito abrangente, com destaque para a envolvente social, comunitária e inclusiva.

A Academia J Cardiga está alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Para além das atividades de intervenção terapêutica (saúde e bem estar), criámos um circuito desportivo de competição – Cardiga Equestrian Circuit – que incentiva a pratica do desporto equestre em todas as idades, apostando na igualdade de género e de oportunidades, na plena integração social e cultural dos cidadãos e atletas estrangeiros, entre outros. Por exemplo, em 2023 Ana Isabel Marques (atleta com deficiência cognitiva) participará no Jogos Mundiais de Verão que se realizarão em Junho, em Berlim."

Reportagem da SIC e entrevista à presidente da Academia J Cardiga no Programa Alo Portugal, do dia 15 Fevereiro 2023, no âmbito do prémio "IDEIAS QUE MUDAM O MUNDO"

Assista aqui    https://we.tl/t-UJadGHSFNZ

Ana Isabel Marques vai representar Portugal nos Jogos Mundiais de Verão 2023

Ana Isabel Marques, atleta de Dressage Special Olympics, da Academia João Cardiga, está selecionada para representar Portugal nos Jogos Mundiais de Verão 2023, na modalidade Equitação, que vão decorrer de 17 a 25 de Junho, na Alemanha, na cidade de Berlim.

A atleta, fará parte da equipa equestre, que integra a delegação portuguesa, juntamente, com mais três cavaleiros e 40 atletas, de oito modalidades diferentes.

Ana Isabel que se iniciou e, treina, há 13 anos, na Academia Equestre João Cardiga. Começou a competição em 2011 nas provas de Equitação Adaptada do Special Olympics e estreou-se há dois anos na modalidade de Dressage Special Olympics, tendo sido campeã nacional do seu nível, em 2022.

Para a direção da Academia J Cardiga, "O programa desportivo, sob a assinatura "Equitação Para Todos" que tem representado a orientação para inclusão desta instituição, continua a "dar frutos". A preparação de atletas para a alta competição, continua a ser uma das missões desta Academia que tem vindo a cumprir, ao longo dos anos.

A atividade equestre, assenta na componente desportiva e, por aqui, entende-se que as atividades desportivas são "cúmplices" do desenvolvimento sustentável. Ainda que as atenções estejam, habitualmente, voltadas para os momentos de competição, a verdade é que o desporto tem um papel muito abrangente, com destaque para a envolvente social, comunitária e inclusiva.

A Academia J Cardiga está alinhada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Para além das atividades de intervenção terapêutica (saúde e bem estar), criámos um circuito desportivo de competição – Cardiga Equestrian Circuit – que incentiva a pratica do desporto equestre em todas as idades, apostando na igualdade de género e de oportunidades, na plena integração social e cultural dos cidadãos e atletas estrangeiros, entre outros. Aproveito para deixar recordar as datas chave da internacionalização."

Datas Chave na Internacionalização

2002 – 1º Campeonato Mundo Horseball Sénior (Medalha Bronze)

2005 – 1º Campeonato Europa Paradressage (Hungria)

2007 – 1ª Participação Portuguesa na Champions League Stockholm Horse Show (Medalha Prata - Horseball)

2008 – 1ª Medalha (bronze) no Mundial de Horseball

2008 – 1º Participação portuguesa em Jogos Paralímpicos (Tokyo)

2009 – 1ª Medalha (Bronze) no campeonato Europa Paradressage (Noruega)

2012 – 2ª Participação portuguesa em Jogos Paralímpicos (Londres)

2012 – 1ª Edição do Trofeu Dressage Póneis (Aposta na base da formação desportiva de Dressage)

2015 – 1ª Participação Portuguesa nos Jogos Mundiais de Verão, com a modalidade Equitação (Los Angeles)

2017 – 1ª Participação em CDI3*- Concurso Dressage Internacional (2 conjuntos)

2018 – 1ºs WEGS de Paradressage (2 conjuntos)

2018 – 1ª Estágio Seleções Nacionais de Dressage escalões Juniores FEI

2018 – 1ª Medalha (Bronze) em CDI3*- Concurso Dressage Internacional

2019 – 1ª Campeonato Europa Dressage Juniores (Itália)

2020 – 2º Campeonato Europa Dressage Juniores (Hungria)

2021 – 1º Campeonato Europa Dressage Póneis (Polónia)

Datas de Inicio das Modalidades

1994 – Inicio da Competição / modalidade de HORSEBALL

1999 – Inicio da Competição / modalidade de PARADRESSAGE

2008 – Inicio da Competição / modalidade de DRESSAGE

2010 – Inicio da Competição /modalidade EQUITAÇÃO ADAPTADA (Special Olympics)

2022


Cardiga Dressage Póneis vence pelo terceiro ano consecutivo

o Trofeu Nacional de Dressage em Póneis 2022

Cardiga Dressage Póneis, a equipa da Academia Equestre João Cardiga, de Leceia, Oeiras, sagrou-se vencedora do Troféus Nacional Dressage Póneis 2022, pelo terceiro ano consecutivo, no passado fim de semana , na Arruda dos Vinhos, onde decorreu a grande final desta competição, dedicada aos escalões de formação dos 6 aos 15 anos.

Apresentaram-se a concurso cerca de 40 conjuntos vindos de todo o país, representantes de 5 equipas Cardiga Dressage Ponéis; Cascais Riding Club; Centro Hípico da Ilha Terceira e MP Beloura e Pateo Lusitano

O Cardiga Dressage Póneis esteve representado apenas em dois escalões (Iniciados e Juvenis), compostos por Maria Confraria & Jet Set de Zaldi, 2ª Classificada e Frida Lwerenz & Extreme (4º), nos Iniciados e Marta Roldão & Trinco e Ines Cardoso & Gin, nos Juvenis, que asseguraram os 1º e 2º lugares do pódio, deste escalão.

João Pedro Cardiga, responsável desportivo da Academia afirmou; "continuamos a alimentar a pirâmide deste magnifico desporto, com pequenos/grandes atletas que demonstram compromisso e nos enchem de orgulho. Parabenizamos as restantes equipas, que se apresentaram mais preparadas e competitivas. Destaque especial à equipa dos Açores, pelo esforço da deslocação e pela garra positiva demonstrada. Finalmente, nota positiva para a organização - a Academia Dressage Portugal."

Anexo Fotos de Rui Pedro Godinho

2021

OUTUBRO

Mini atletas da Academia João Cardiga, voltam a subir ao pódio na 5ª Jornada do Trofeu Dressage Póneis

Os mini cavaleiros da Academia Equestre João Cardiga voltaram a subir ao pódio, desta vez nas provas de nível 2, do Trofeu Dressage Póneis, que se realizou, no passado fim de semana, no Centro Hípico da Arruda.

Marta Roldão com Trinco, manteve a liderança dos Iniciados, Inês Cardoso, com Gin, ficou em 5º Lugar e a Ema Ferreira, com Vitinha, assegurou a segunda posição.

Cavaleiros de Oeiras são vice-Campeões de Dressage 2021

Com o apoio dos Jogos Santa Casa, a Academia Equestre João Cardiga, participou na grande festa anual da Dressage, que decorreu de 15 a 17 de Outubro em, em Alter do Chão e, onde foram apurados os campeões e vice-campeões nacionais de Dressage, em paralelo com CDI- Concurso de Dressage Nacional.

Na competição, que contou com 90 conjuntos, João Pedro Cardiga, com Lorus, da Coudelaria Pedro Ferraz da Costa, sagrou-se Vice-campeão de Cavalos de 6 anos e Matilde Fernandes, com Inca, venceu o CDI, de Póneis FEI e sagrou-se, também, vice-campeã de Póneis FEI

Para Lurdes Cardiga, presidente da direção daquela Academia, este resultado representou:

- "Uma lufada de esperança e um reforço na resiliência de toda a equipa da instituição, para enfrentar um ano particularmente desafiador. Estes títulos são dedicados a toda a equipa que constitui a Academia e aos Jogos Santa Casa pelo importante apoio que dão à `Equitação Para Todos". Obrigada!" 

JULHO

Europeu Dressage Pony 2021 - Team Cardiga marca presença

O conjunto da Academia João Cardiga , de Oeiras, Enzo Reame e Apache, foi selecionado para o Campeonato da Europa de Dressage Pony 2021, que se realizará de 11 a 15 de Agosto, em Strezegom, na Polónia.

Enzo Reame, agora com 13 anos, iniciou a sua formação desportiva aos 4 anos de idade, na Academia Equestre Oeirense e, desde cedo demonstrou empenho e dedicação pela atividade. A par da formação e dos Exames de Sela que foi fazendo, o pequeno cavaleiro iniciou-se na competição no Troféu Dressage Póneis em 2014. Em 2016, sagrou-se Campeão Nacional e nos anos seguintes subiu ao pódio em vários escalões, desde os Infantis, Iniciados e Juvenis com vários cavalos diferentes.

No entanto, o binómio Apache /Enzo concretiza-se em 2019 e a estreia em CDN-Concursos de Dressage Nacional dá-se, apenas, em Setembro de 2020, nas provas de nível internacional (Póneis FEI). Em Novembro de 2020, no Campeonato Nacional de Póneis, sobe ao pódio como vice-campeão. Em 2021, é convidado pela FEP-Federação Equestre Portuguesa, a integrar o Plano de preparação para a competição de alto rendimento e em Abril e Junho participa nas primeiras Competições Internacionais (em Abrantes e Cascais), onde obtém a qualificação para o Europeu.

A direção da Academia ao ter conhecimento da convocatória, da Federação Equestre Portuguesa, manifestou orgulho neste conjunto, escrevendo nas redes sociais a seguinte nota:

- "É com alegria e emoção, que recebemos a noticia da convocatória do Enzo&Apache, para representar Portugal numa tão importante competição.

Quando em 2012, com apenas 4 anitos, chegaste à Academia, estávamos longe de pensar que iriamos acompanhar o teu crescimento pessoal e desportivo, de uma maneira tão completa e que tanto nos orgulha. Aprendeste cedo o HINO Cardiga e conheces bem os valores éticos que defendemos pelo que, será fácil para ti cumprir o Código de ética e conduta desportiva que agora te é proposto.

Vai, desfruta e aprende! É tudo o que te pedimos. Não te preocupes com mais nada .. o caminho, faz-se caminhando... e tu está a dar os primeiros passos. Toda a família Cardiga está contigo e caminhará ao teu lado, até ao limite dos teus Sonhos!

Uma palavra de apreço e de carinho aos treinadores que te acompanharam neste crescimento, em especial ao Gonçalo Onofre pela sua entrega e respeito aos valores Cardiga.

Por fim, Parabéns ao colega Francisco Braz, a quem desejamos as maiores felicidades."

De salientar, que a Academia Equestre João Cardiga conta com alguns importantes apoios, para desenvolver a suas multifacetadas atividades, dos quais se destacam: Jogos Santa Casa, IMED-Instituto Medico dentário, Camara Municpal de Oeiras, o Mundo da Equitação, All4Equi, Pin Boxes, Gesbanha, Tagus Park SA, Robbialac, entre outros 

Leceia, 01-07-2021

Academia J Cardiga acolhe Concurso de Dressage Regional, com o apoio da Camara Municipal de Oeiras e dos Jogos Santa Casa

A Academia Equestre João Cardiga vai ser palco do Concurso de Dressage Regional - CDR, inserido no circuito de Lisboa e Vale do Tejo, no dia 18 de Julho, em Barcarena, Oeiras. Em paralelo realiza-se ainda o 4º Open do Cardiga Equestrian Circuit, com provas de Nível 3.

As inscrições estão limitadas a 45 participantes e decorrem até dia 10 de Julho. Para o CDR as inscrições deverão ser efetuadas diretamente no site da FEP em www.fep.pt e para o 4º OPEN no software www.gira.io seguindo as instruções do documento em anexo. Basta colocar o vosso nome, nº FEP e o nome do cavalo.

Desde Abril, a Academia já realizou quatro competições, onde participaram mais de uma centena de atletas, de todos os escalões etários e desportivos. Esta adesão prende-se sobretudo cm o objetivo principal deste Circuito - dar oportunidade aos praticantes do curso geral de equitação e da equitação adaptada, de experienciarem o contexto desportivo, estimular o gosto pela competição e aferir do seu perfil de "futuros atletas" na disciplina de Ensino e Ensino Adaptado.

No terceiro Open estreou-se a primeira atleta de Dressage Special Olympics, Ana Isabel Marques sendo, agora a vez de estrear Aretha Ribeiro. Esta modalidade é dedicada a atletas com deficiência intelectual e rege-se por regulamento próprio e protocolos diferenciados.

A iniciativa, conta com o apoio da Camara Municipal de Oeiras e dos Jogos Santa Casa, como principal parceiros, entre outras empresas tais como; IMED-Instituto Medico Dentário, CPEClínicas Oeiras, Gesbanha-Contabilidade e Gestão, O Mundo da Equitação, Oeiras Valley, Tagus Park, Vila Galé Hoteis, PIN Boxes, ATM Horsetrucks e all4equine e Celeris.

Os resultados das provas podem ser acompanhados no software www.gira.io. 

Maio

Cerca de três dezenas de cavaleiros participaram no 2º Open do Circuito Equestre Para Todos

Com provas de todos os escalões, de Nível 2

Com o apoio dos Jogos Santa Casa, da FEP-Federação Equestre Portuguesa e de várias empresas, foi possível organizar a 2ª edição do Cardiga Equestrian Circuit , cujo 2º Open decorreu dia 16 de maio, na Academia Equestre João Cardiga, em Oeiras.

Neste 2º Open, participaram 26 concorrentes, que a juntar aos 25 da primeira jornada já ultrapassa a meia centena de praticantes. Esta adesão prende-se sobretudo cm o objetivo principal deste Circuito - dar oportunidade aos praticantes do curso geral de equitação e da equitação adaptada, de experienciarem o contexto desportivo, estimular o gosto pela competição e aferir do seu perfil de "futuros atletas" na disciplina de Ensino e Ensino Adaptado.

Este circuito que será composto por 6 Open (jornadas) e uma Final e conta, ainda, com o importante apoio do IMED-Instituto Medico Dentário, CPEClínicas Oeiras, Gesbanha-Contabilidade e Gestão, O Mundo da Equitação, Oeiras Valley, Tagus Park, PIN Boxes, ATM Horsetrucks e all4equine e Celeris.

Os resultados das provas podem ser acompanhados no software www.gira.io.

Inscreva-se através de; info@academiaequestrecardiga.com Telefone: 214212261 - 935531202

2020

5 Agosto

FEI DRESSAGE EUROPEAN CHAMPIONSHIPS for Júnior and Children de 9 a 14 de Agosto 2020

Atletas da Academia Equestre João Cardiga, Rita Rodrigues & Festina 31 e Beatriz Gonçalinho & Fidelius, nos escalões Júnior e Young riders de Ensino ou Dressage, respetivamente, foram selecionadas para os Campeonatos da Europa 2020, que decorrerão já a partir de 9 de Agosto, em Budapeste, Hungria.

João P Cardiga, responsável pela área desportiva afirma: "É com muito orgulho que recebemos a notícia da seleção das duas jovens, que temos visto crescer, como Pessoas e Atletas, desde o trofeu dressage póneis. Apesar do ano atípico que temos vivido, conseguimos estar presentes no FEI DRESSAGE EUROPEAN CHAMPIONSHIPS for Júnior and Children, com a Rita Rodrigues e a Festina, porque se conseguiu formar equipa. O mesmo não aconteceu com a Beatriz que, apesar de ter alcançado o seu objetivo, não viajará por não haver equipa constituída. Aproveito para chamar a atenção de todas as instituições desportivas que tutelam a modalidade, de que estes são os escalões do futuro e que garantem a esperança da continuidade e qualidade da dressage em Portugal. É preciso lembrarmo-nos disto e apoiar, cada vez mais, a formação. Deixo uma palavra de apreço e de força a todos os atletas e treinadores, que representam a nossa bandeira na Hungria. Em especial ao nosso treinador João Monteiro a quem desejo os maiores êxitos. Que todos, aproveitem da melhor forma e ganhem experiencia. Por ultimo, fica a nossa gratidão a todos os que continuam a apoiar-nos, em especial aos Jogos Santa Casa sem o qual o projeto "caminhada olímpica e paralímpica" não teria pernas para andar"..

Sobre as Atletas

Rita Rodrigues

A Rita, tem 16 anos, estuda e é boa aluna. Iniciou-se na equitação com 9 anos, no Cardiga Pónei Clube. Fez todo o Programa de Formação de Praticantes, os exames de sela e, em paralelo, começa a competição integrando o Cardiga Dressage Poneis e o TROFEU DRESSAGE PONEIS. Desde então, nunca mais parou. O gosto e a determinação demonstradas, levou o clube e os seus pais a investirem primeiro, num cavalo lusitano, o Emir, da Coudelaria Ferraz da Costa, com o qual se estreou nas provas Medias em 2017. Um ano depois, 2018, surge a égua Festina, com quem iniciou o nível Júnior FEI. O ano 2019 foi de investimento na preparação de ambos. Rita Rodrigues vê o seu sonho concretizar-se logo em 2020, com esta participação no Europeu de Juniores.

Beatriz Gonçalinho

A Beatriz tem 19 anos, estuda Engenharia Biomédica.

Chegou à Academia J Cardiga em 2007 com apenas 6 anos. Ela e a sua irmã Carolina que tem feito um percurso idêntico. Ambas fizeram o Programa de Formação de Praticantes, desde a Sela 1 a 7, demonstrando sempre grande foco. As duas fizeram parte da primeira equipa Cardiga Dressage Póneis arrecadando os 1ºs (Carolina) e 2º lugar(Beatriz) em 2014 por exemplo. O seu primeiro cavalo foi o Dante, PSL, coudelaria Torres Vaz Freire e com ele qualifica-se para o primeiro Campeonato de Portugal em 2017. Em 2018, surge a oportunidade de trocar de cavalo. É quando surge o Fidelius o cavalo que a levará ao seu 1º Campeonato da Europa, em 2019 e a integrar a seleção, pela segunda vez, em 2020

30 Janeiro

O Cardiga Equestrian Circuit 2020, organizado pela Academia Equestre João Cardiga, em Oeiras, vai contar com o apoio do www.gira.io na organização e dos 9 Opens de equitação, cuja primeira jornada inicia dia 2 de Fevereiro, pelas 14H00.

A primeira jornada conta com a participação de 25 conjuntos, cujas pontuações já contam para a grande Final agendada para dia 13 de Dezembro.

Esta parceria com o site Gira.io revela-se de extrema importancia, para a organização deste circuito que, embora seja uma competição oficiosa, tem ambiciosos objectivos; Apoiar a Formação equestre desportiva;

Proporcionar igualdade de oportunidades, mesmo aos praticantes que não tenham cavalo próprio. Neste circuito poderão faze-lo com um cavalo das Escolas; Incentivar os praticantes para a equitação desportiva de competição privilegiando o respeito pelas regras, o respeito pelo outro, o fairplay, o saber estar e saber aceitar o resultado, conforme consagrado no regulamento da FEP.

Maria das Neves - 964950863

15 Janeiro

Cardiga Team prossegue caminhada paralímpica...

Inês Alemão Teixeira, com Giraldo da Sernadinha e José Neves, com Vendetto, ambos atletas do Cardiga Paradressage Team, iniciam a temporada desportiva 2020, com a participação no CPEDI3*- que decorre de 13 a 16 de Janeiro, em Mâcon Chaintré, França.

Esta deslocação, insere-se no projeto "Cavalgar até Tokyo 2020" criado pela Academia Equestre João Cardiga e apoiado pelos Jogos Santa Casa, desde 2017.

Segundo Lurdes Cardiga, presidente da direção da AEJC:

- "A parceria com os Jogos Santa Casa, tem sido fundamental para que os atletas de Paradressage pudessem ter a possibilidade de serem elegíveis, enquanto equipa, para representar Portugal nuns Jogos paralímpicos. Hoje, podemos afirmar que Portugal tem uma equipa elegível... Este era um sonho impossível há uns anos atrás. Só possível, pela confiança depositada pelos JSC nesta equipa de trabalho.

Uma parceria que foi renovada, recentemente e que tem como objetivo apoiar o próximo desafio da Academia J Cardiga a "CAMINHADA OLIMPICA E PARALIMPICA - 2020-2024. Recorde-se que a Academia e os Jogos Santa Casa firmaram, ainda um protocolo pioneiro entre o Hospital Sant'Ana e a Academia Cardiga, de forma a fornecer acompanhamento especializado de psicologia desportiva aos atletas. O Dr. Valdemar Barbosa é o psicólogo que tem vindo a acompanhar os atletas e já se nota bem a importância da sua intervenção, sobretudo, no equilíbrio emocional de alguns deles."

A participação dos dois conjuntos nesta competição, internacional, é mais uma possibilidade de qualificação para cumprir o objetivo de Tokyo. Por este motivo, o Dr. Valdemar Barbosa irá acompanhar o grupo garantindo, assim, toda a preparação possível.

Mais informação : 935531202

2019

12 Setembro

Uma Semana #BEACTIVE5 com a Equitação Para Todos!

De 24 a 27 de Setembro 2019, das 10h00 às 13h00, em Barcarena - Oeiras, a Academia Equestre João Cardiga-AEJC, através do programa "Equitação Para Todos" vai proporcionar experiencias a cavalo (volteio) e aulas de equitação avançadas, no âmbito da 5ª edição da Semana Europeia do Desporto #BEACTIVE 5.

A AEJC é a única escola de equitação nacional a participar, ativamente, nesta iniciativa que pretende promover a equitação inclusiva, dando a conhecer as suas diversas valências - lazer e bem estar, terapêutica e sobretudo desportiva. Pretende, ainda, alertar a população para os benefícios do desporto equestre.

Para participar, basta confirmar a sua presença através dos telefones; 214212261 - 935531202 (Paula Xarepe). A atividade é gratuita.

SOBRE a #BEATIVE5

Este ano celebra-se a 5ª edição da Semana Europeia do Desporto que vai decorrer de 23 a 30 de setembro. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia cujo principal objetivo é a promoção dos benefícios da prática regular do desporto e que, em 2019, será a maior de sempre com a participação de 41 países europeus, motivando assim a população na adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, promovendo o desporto.

16 Agosto

CAVALEIROS DE PARADRESSAGE, PARTICIPAM NO FEI EUROPEAN CHAMPIONSHIPS ROTTERDAM - EC ROTTERDAM 2019

Após a participação no Fei World Equestrian Games, Inês Alemão Teixeira, com Giraldo do Sernadinha e José Neves, com Vendetto C (da Academia Equestre João Cardiga), estão de partida para o FEI EUROPEAN CHAMPIONSHIPS ROTTERDAM 2019, que se realizará, na Holanda de 23 a 25 de Agosto.

Para alem destes conjuntos, foi, também, selecionada a cavaleira Ana Mota Veiga, com Convicto, o que garante a Portugal a possibilidade de disputar a competição, quer a nível individual, quer em equipa.

João Cardiga, Chefe de Equipa da AEJC, afirma " Este é o resultado de muita persistência e investimento nesta disciplina. Há mais de duas décadas que a Academia trabalha, sempre com os olhos postos numa possível representação paralímpica, não a nível individual, como tem sido até aqui, mas com uma equipa a representar as cores nacionais. No fundo, este é o caminho para a concretização do projeto "Cavalgar até Tokyo 2020", no qual apostámos, juntamente com os principais parceiros - Jogos Santa Casa, o HOSA-Hospital Santana e a própria FEP. Desta vez, temos o privilégio de ser acompanhados pelo Dr. Valdemar Barbosa, o psicólogo desportivo dos nossos atletas, de acordo os objetivos que temos vindo a trabalhar em torno de uma equipa multidisciplinar."

Sobre o EC ROTTERDAM 2019

O EC ROTTERDAM 2019 é um grande evento equestre, que reúne diversas disciplinas; Dressage, Paradressage e Saltos de Obstáculos.

Sobre a Paradressage

"Não pode haver maior evidência entre o incrível vínculo, a confiança e a comunicação entre cavalo e cavaleiro do que na Paradressage. Os Jogos Paralímpicos, são um lembrete duro da força do espírito humano". In site FEI

A Paradressage (Equitação Adaptada) é praticada por atletas com deficiências motoras variadas. Os atletas são classificados funcionalmente e agrupados em graus, de acordo com o seu nível de dificuldade. Existem 5 graus. Grau 1, para os atletas com menor capacidade funcional e assim, sucessivamente, até ao grau 5, onde se agrupam os atletas com deficiências, consideradas mais ligeiras.

A equipa portuguesa integra 2 atletas de grau 1 (José Neves e Ana Mota Veiga), que executam exercícios num retângulo 40x20, no andamento a Passo. Isto exige um cavalo com uma elevada qualidade ao nível deste andamento e ao nível do seu temperamento.

Inês Alemão, no Grau 3, executa exercícios num retângulo 60x20, nos três andamentos (passo, trote e galope) com um nível de exigência ainda maior.

Vale a pena destacar a importância da seleção de cavalos para esta disciplina, bem como o treino adequado dos mesmos. Da mesma forma, uma equipa multidisciplinar é de grande importância para alcançar patamares competitivos e boas performances desportivas. Desde o treinador, ao psicólogo desportivo, o fisioterapeuta, o Groom (tratador) e o veterinário, todos são de extrema importância para a consolidação de uma equipa de atletas.

28 Julho

Mais de uma centena crianças, já usufruíram do programa Ferias a Galope 2019, que continua até dia 16 de Agosto, na Academia equestre João Cardiga, em Barcarena, Oeiras.

Trata-se de uma colonia de ferias lúdico-pedagógica que tem por base, atividades de equitação, realizadas com o objetivo de proporcionar aos participantes o desenvolvimento das suas potencialidades, ensinando padrões de comportamento como: "ajudar, aceitar ser ajudado, aceitar as próprias limitações e respeitar as limitações dos outros".

Das 9h00 às 18 horas, crianças e jovens dos 6 aos 15 anos tem acesso a atividades relacionadas com o cavalo, incluindo aulas de equitação, de acordo com o nível de cada um (desde a iniciação até sela 4), passeios, jogos e gincanas. O programa inclui, ainda, algumas atividades complementares tais como piquenique no parque, jogos lúdico - pedagógicos, que desenvolvem competências transversais e, sobretudo, muita risada e descontração

Local: Academia Equestre João Cardiga
Estrada do Caminho da Serra - Leceia - 2730-040 Barcarena (Tagus Park)

Inscrições através de geral@academiaequestrecardiga.com ou info@academiaequestrecardiga.com

Telefones; 214212261 - 935531202

2 Julho

Cavaleira de Oeiras, no Campeonato da Europa de Ensino da Juventude

Maria Beatriz Gonçalinho, com Fidelius, da Academia Equestre João Cardiga, Oeiras, vai integrar a seleção nacional de Ensino/Dressage, no Campeonato da Europa de Ensino da juventude que decorrerá, em San Giovanni Marignano, Itália, de 24 a 28 de Julho.

De acordo com o comunicado da Federação equestre Portuguesa publicado dia 24-06-2019 a equipa de cavaleiros juniores, que representarão a bandeira nacional, é composta por quatro conjuntos e um suplente a saber; Sebastião Lucas Lopes com Fidelio Plus, Francisca Monteiro com Weserprinz 3, Maria Mafalda Deitado com Bandolim, Maria Beatriz Gonçalinho com Fidelius, ficando na reserva, Justino Lopes Alves com Avião

Segundo João Pedro Cardiga, responsável pela divisão desportiva; "Estamos muito satisfeitos. É a primeira vez que a Academia Equestre João Cardiga vê um conjunto selecionado para uma competição Europeia de Ensino. É muito importante para nós! Mas é a Beatriz, sobretudo, que está de parabéns. A Beatriz e a sua irmã Carolina (que, com um cavalo novo, conseguiu a proeza de também ser pré-selecionada) iniciaram a sua atividade desportiva na Academia em 2007, já lá vão 12 anos...Sempre demonstraram um empenho e um compromisso, com a pratica desportiva, invulgar, sendo muito apoiadas, emocionalmente, pelos seus pais. São um exemplo! Neste Europeu apenas desejamos que a Beatriz tenha uma experiencia desportiva, geradora de muitos momentos de prazer."

Para eventual contacto: 935531202 - 964950863

30 Junho

A Academia Equestre João Cardiga é, a partir de junho de 2019, um Centro Hípico Federado, de 3 Estrelas. Esta classificação, permite alargar a realização dos Exames de Sela, nas suas instalações, até à sela 7.

A requalificação foi obtida, após a demonstração de todos os requisitos exigidos pela FEP.

A titulo de curiosidade, informa-se que existem 37 Centro Hípicos com 3 Estrelas em todo o País, dos quais 6 no distrito de Lisboa.

A Direção agradece a todos os que tem contribuído para esta evolução.

29 Junho

Academia João Cardiga acolhe Jornadas do Regional Dressage Lisboa e Vale do Tejo e Trofeu Póneis

A Academia Equestre João Cardiga acolhe no dia 21 de Julho 2019, será palco das Jornadas do Campeonato Regional Lisboa e Vale do Tejo (CDR) e da 4ª Jornada do Trofeu Dressage Póneis (TDP).

A competição está aberta a todos os interessados que se poderão inscrever, diretamente, no site da FEP-Federação Equestre Portuguesa ou, se preferirem, através do mail geral@academiaequestrecardiga.com

Destaca-se a recente requalificação desta Academia Equestre para Centro Hípico Federado, de 3 Estrelas tornando-se no sexto Centro hípico com esta qualificação no distrito de Lisboa e o 37º a nível nacional. Esta classificação, permite alargar a realização dos Exames de Sela, nas suas instalações, até à Sela 7.

15 Maio

Cardiga Team no Top Ten Nacional

Três conjuntos do Cardiga Dressage Team (Academia Equestre João Cardiga), ocupam o Top Ten do ranking nacional, do escalão Júnior FEI, em 14-05-2019.

Num total de 23 atletas, os conjuntos que representam a Academia J Cardiga ocupam as seguintes posições:

- Beatriz Gonçalinho, com Fidelius - 3ª posição

- Beatriz Reto, com de Plaisir - 8ª posição

- Rita Rodrigues, Festina - 9ª posição

- Carolina Gonçalinho, Son D' Amour - 16ª posição

Destaca-se o facto de todas as atletas terem começado a sua formação desportiva e iniciado a competição, no Trofeu Dressage Póneis, que já vai na 8ª Edição.

"Esta é a prova de que a aposta nos escalões de formação de forma estruturada e constante, traz importantes frutos à modalidade". Afirma Lurdes Cardiga, presidente da direção da Academia.

11 Maio

PARADRESSAGE: Os cavaleiros da Cardiga Paradressage Team, subiram ao pódio em Espanha

Portugal garantiu a medalha de ouro no CPEDI3* - International Para Equestrian Dressage Competition 3 que decorre em Espanha de 9 a 12 de Maio.

Para este resultado, muito contribuiu a equipa de cavaleiros da Cardiga Paradressage Team constituída pelos conjuntos Inês Alemão Teixeira, com Giraldo da Sernadinha, que venceu as provas do grau 3 (Team e Individual), nos dois dias, com media de 66%. José Neves, com Vendetto C, no grau 1, que assegurou a prata com media de 66%, também nos dois dias e por fim, Rita Lagartinho, com Oposta de Foja, grau 1, que foi medalha de bronze, com média de 54%. Venceu o grau 1 a cavaleira portuguesa Ana Mota Veiga.

Inês Alemão e Giraldo da Sernadinha, o conjunto melhor posicionado dos três, no ranking mundial garante ter treinado para "estar num bom nível. O objetivo de bater o record pessoal num internacional foi atingido J". Prestes a completar 26 anos, a atleta que já esta integrada no programa de preparação paralímpica realça "trabalhei em todas as frentes, a nível técnico e a nível psicológico com o apoio do Dr. Valdemar Barbosa do HOSA, que é o psicólogo desportivo da nossa equipa. Estou preparada para ajudar a equipa portuguesa".

João Pedro Cardiga, chefe de equipa, realça "chegámos a Segovia determinados a cumprir os objetivos a que nos propusemos, mesmo depois de serem anulados todos os concursos internacionais em Portugal. Saímos daqui com a sensação de dever cumprido, por agora. A Campanha de crowdfunding liderada pela Al-Equine merece o nosso agradecimento publico, bem como todas as pessoas e empresas que, com os seus donativos, contribuíram para fazer face a um orçamento que não estava previsto. Destaco a importância do patrocinador Jogos Santa Casa que, com o seu apoio desde 2005, tem tornado possível a concretização de um projeto, que defende o talento nacional para todos".

7 Maio 

PARADRESSAGE: Cardiga Team a caminho de Segóvia

Parte amanhã, dia 8 de Maio 2019, a equipa de cavaleiros da Cardiga Paradressage Team a caminho do CPEDI3*- International Para Equestrian Dressage Competition 3* que se realiza de 10 a 12 de Maio em Segovia, Espanha.

Os atletas Inês Alemão Teixeira, com Giraldo da Sernadinha, do Grau III, Rita Lagartinho, com Oposta de Foja e José Neves, com Vendetto C, ambos do grau 1, serão acompanhados pelo treinador João Monteiro e o Groom, Carolina Serrão. Fazem, ainda, parte do grupo a auxiliar funcional, Helena Lagartinho, José Luís Pinto, Motorista e o chefe de equipa João Cardiga..

Inês Alemão e Giraldo da Sernadinha, o conjunto melhor posicionado dos três, no ranking mundial garante ter treinado para "estar num bom nível. O objetivo é bater o record pessoal". Prestes a completar 26 anos, a atleta que já esta integrada no programa de preparação paralímpica realça "trabalhei em todas as frentes, a nível técnico e a nível psicológico com o apoio do Dr. Valdemar Barbosa do HOSA, que é o psicólogo desportivo da nossa equipa. Estou preparada para ajudar a equipa portuguesa".

João Pedro Cardiga, chefe de equipa, realça "estamos a cumprir os objetivos a que nos propusemos, mesmo depois de serem anulados todos os concursos internacionais em Portugal. A Campanha de crowdfunding liderada pela Al-Equine merece o nosso agradecimento publico, bem como todas as pessoas e empresas que, com os seus donativos, contribuíram para fazer face a um orçamento que não estava previsto. Destaco a importância do patrocinador Jogos Santa Casa que, com o seu apoio desde 2005, tem tornado possível a concretização de um projeto, que defende o talento nacional para todos".

Mais informação: 964950863

1 Maio

EQUITAÇAO PARA TODOS vai a votos no Orçamento Participativo 2019, de Oeiras! Contamos com o vosso apoio, entrando no link abaixo, e votando na nossa proposta com o vosso numero de cartao de cidadao. Cada pessoa pode votar 3 vezes!

https://orcamentoparticipativo.cm-oeiras.pt/propostas/orcamento-participativo-oeiras-2019-proposta-75

13 Março

A ACADEMIA J CARDIGA relembra todos os seus amigos de que, apesar de ser uma IPSS, não tem qualquer apoio do Estado. Daí, a elevada importância da colocação do "X" no Modelo 3 Quadro 11, na opção "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública", colocando o NIPC da Academia - 509 044 999. Com este gesto, e através do mecanismo de consignação do imposto liquidado, 0,5% do IRS que entrega ao Estado Português, será canalizado para esta ASSOCIAÇÃO. Um gesto simples mas que permitirá; que os Sorrisos prossigam a galope; que a inclusão seja cada vez mais forte; que a "Equitação seja Para Todos"; que espalhemos pelo mundo.., mais Sonhos a Galope...

Pintura manual de Joana Galego

Obrigada!

1 Março

Cardiga Dressage Team inicia temporada desportiva, com nota positiva

Os atletas de dressage, da Academia Equestre João Cardiga, abrem a época desportiva 2019, com o brilhante saldo de 10 pódios, para 9 conjuntos, obtidos no CDN-Concurso de Dressage Nacional que decorreu no passado fim de semana, na Companhia das Lezírias.

Os resultados foram obtidos em diversos níveis e escalões:

Nível Medio 1 e 2 - Escalão Sénior

1º e 3º Lugar - João Pedro Cardiga, com Irish Coffee, Coudelaria Ferraz da Costa,

Nível Médio 1 e 2 - Escalão Juvenil

2º Lugar - Rokhaya Coundoul, Com Z-Traquete

3º Lugar - Matilde Simões, com Castiço, Ferraz da Costa

Nivel Complementar 1 e 2

2º e 3 Lugar - Leonor Xarepe, com Belmonte

3º e 2 Lugar - Rita Onofre, com Emir OS

Nível Júnior FEI

3º Lugar - Maria Beatriz Gonçalinho, com Fidelius (prova team)

3º Lugar - Ana Carolina Gonçalinho, com Son D'Amour (ptova Individual)

Destaca-se, ainda, a participação dos conjuntos:

- Rita Mendonça Rodrigues, com Festina 31, em 5º lugar, com uma percentagem de 66,263% (Junior FEI)

- Carolina Serrão, com Gene, em 7º lugar, com uma percentagem de 63,535% (Medio)

Para João Cardiga responsável desportivo: - "Este inicio de época é bastante motivador, para a direção e equipa técnica, constituída apenas por 3 elementos (João Pedro Cardiga, João Monteiro e Gonçalo Onofre) e impele-nos a sonhar mais alto e acreditar que o projeto "Caminhada olímpica e paralímpica", que iniciamos há 7 anos atrás, com o Trofeu Dressage Póneis, pode mesmo tornar-se uma séria realidade J. Para o bem de todos!"

Para além dos conjuntos referidos, o Team Cardiga conta, ainda, com mais 2 conjuntos, que não puderam participar neste CDN - Marta Abrantes, com Emir e Beatriz Reto, com De Plaisir. Totalizando 11 conjuntos na disciplina de dressage.

A disciplina de paradressage (Cardiga Paradressage Team), conta com 5 conjuntos, que estreiam dias 23 e 24 de Março, em Lisboa. Este grupo, conta com o apoio dos Jogos Santa Casa, tornando possível a concretização de um projeto, que defende o talento nacional para Todos.

Apesar deste importante apoio, o grupo necessita de encontrar novos patrocinadores, apoiantes e mecenas para que possam prosseguir o ambicioso projeto "Cavalgar até Tokyo 2020". Para isso, juntamente, com o promotor Al Equine lançou uma campanha de crowdfunding em https://ppl.pt/alequine-paradressage. Basta clicar no link e com doações de apenas 5€ pode fazer a diferença.

A Academia João Cardiga, ao longo dos seus 24 anos de atividade, tem treinado inúmeros atletas, com ou sem deficiência e participado em vários campeonatos nacionais, internacionais e jogos paralímpicos. Desenvolve as suas atividades a partir de Leceia e, sob o lema "Equitação para Todos", promove a equitação nas suas múltiplas vertentes, assumindo a sua natureza de agente de integração e inclusão social.

Par mais informações por favor contate: 964 950 863

19 Fevereiro

Academia João Cardiga abre época desportiva 2019, com uma dezena de atletas

São dez, os atletas de Dressage da Academia Equestre João Cardiga - AEJC, que iniciam a temporada desportiva, oficial, nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro de 2019, no CDN-Concurso de Dressage Nacional, da Companhia das Lezírias.

Nesta jornada, a Cardiga Dressage Team é composta pelos seguintes conjuntos e níveis:

Provas de nível Médio - M1 e 2

- Carolina Serrão, com Gene, PSL, Coudelaria Camara Machado

- Matilde Simões , com Castiço, PSL, Coudelaria Ferraz da Costa

- João Cardiga, com Irish Cofee, Coudelaria Ferraz da Costa

Provas de nível Complementar C1 e 2

- Rita Onofre, com Emir, PSL

- Leonor Xarepe, com Belmonte, PSL

Provas de nível Júnior FEI

- Rita Rodrigues, com Festina 31, Hannoveriano

- Beatriz Gonçalinho, com Fidelius, Oldenburger

- Carolina Gonçalinho, com Son d'Amour, Oldenburger

Compõem este grupo, mas não competem ainda nesta jornada:

- Beatriz Reto, com de Plaisir, Hannoveriano

- Marta Abrantes, com Emir, PSL, Coudelaria Ferraz da Costa

Para alem deste grupo a Academia está, ainda, a preparar os cavaleiros de Paradressage (Cardiga Paradressage Team) com 5 conjuntos e os atletas do escalão de formação (Cardiga Dressage Póneis), com 10 conjuntos.

No total, estima-se que em 2019, a Academia João Cardiga será responsável por 25 atletas em competição, nas disciplinas de Dressage e Paradressage e um conjunto na Equitação de Trabalho (26).

8 Fevereiro 

Concursos Internacionais, realizados em Portugal, excluem atletas com deficiência

"Depois de criadas as expectativas de ver realizados em Portugal 5 Concursos Internacionais, os atletas com deficiência estão prestes "a morrer na praia"

Os cavaleiros com deficiência, que trabalham para representar Portugal no Campeonato da Europa, que se realizará em Agosto, na Holanda, entre os quais o Cardiga Paradressage Team, já sabem que os CPEDI3* - Concursos de Paradressage Internacional, que seriam realizados em Portugal, de acordo com os calendários oficiais, estão a ser cancelados.

O primeiro, marcado para Março, em Cascais, já foi anulado e o de Abril, em Abrantes, também, não se realizará.

Esta noticia, caiu como uma "bomba" nos atletas sobretudo, porque os referidos Concursos Internacionais irão decorrer mas, excluindo a disciplina de Paradressage.

Segundo a direção da Academia João Cardiga: "Esta situação preocupa-nos muito. Depois de criadas as expectativas de ver realizados em Portugal, 5 Concursos Internacionais, os atletas com deficiência, estão prestes "a morrer na praia". Sobretudo numa altura em que o Presidente da FEP-Federação Equestre Portuguesa, se encontra demissionário e não temos a quem recorrer. Perante este cenário, a Academia que, se responsabiliza pela única equipa da modalidade, vê-se obrigada a arranjar verbas, em tempo record, para se deslocar, a França, Itália, ou Espanha, com três ou quatro conjuntos, de forma a cumprir os objetivos para 2019 e 2020, com os jogos paralímpicos de Tokyo. Salientamos, que esta equipa, já conta com o importante e imprescindível apoio dos Jogos Santa Casa. No entanto, perante a atual conjuntura, temos que apelar à união de mais apoiantes, sponsors ou mesmo mecenas."

Para mais informação por favor contate: 964 950 863

www.academiaequestrecardiga.pt

www.facebook.com/centro.equestre.joao.cardiga

7 Fevereiro

A Única Equipa de Cavaleiros com Deficiência, Precisa de 18.000€
para ir ao Campeonato da Europa

A única equipa nacional de cavaleiros/atletas, com deficiência motora, vai iniciar a época desportiva 2019, dias 16 e 17 de Fevereiro, no CPDN (Concurso de Paradressage Nacional), em Alfeizerão, com o objetivo principal de obter qualificação para o Campeonato da Europa que se realizará, em Agosto, na Holanda.

Cardiga Paradressage Team, assim se chama a equipa, é composta por cinco atletas, todos com paralisia cerebral, com graus de funcionalidade motora diferentes três, dos quais, com curriculum Internacional. O grupo, precisa de mais apoio financeiro, para continuar a trabalhar e vir a representar Portugal além-fronteiras. Nomeadamente, para prosseguir o programa "Cavalgar até Tokyo 2020", projeto de preparação paralímpica que inclui a participação no Campeonato da Europa 2019, cujo orçamento ronda os 18.000€.

Os atletas; Inês Alemão Teixeira, de 23 anos, Rita Lagartinho, de 20 anos, Ana Luiza Berbari, de 19 anos, José Neves e João Castelo, de 20 anos, trabalham ou estudam, mas os elevados custos da modalidade, impedem-nos de chegar mais longe, como é seu desejo e dos seus treinadores. Apesar de já contarem com alguns apoios, estes são insuficientes para fazer face às despesas de deslocação, alojamento, inscrições nas provas nacionais e internacionais, que seria desejável participarem para subir no ranking.

João Castelo, que vive em Fazendas de Almeirim, percorre 200km para treinar na Academia Equestre João Cardiga, em Oeiras, clube que há mais de 25 anos, se dedica ao desenvolvimento da equitação inclusiva - Equitação Para Todos. João Castelo, optou por treinar na Academia, por não existirem muitas alternativas credíveis na sua área. Só em deslocações para treinar, João Castelo gasta cerca de metade do ordenado mínimo nacional. Este é apenas um exemplo, das diversas dificuldades que todos tem.

Este apelo é lançado pela direção da Academia J Cardiga, que afirma: "acreditamos no enorme potencial o desporto adaptado, nomeadamente na modalidade equitação. Sabemos que é um desporto caro e os apoio que temos, dos Jogos Santa Casa e Fep, não chegam para conseguir os objetivos. Esta Academia conta, atualmente, com 260 praticantes, 110 dos quais são portadores de deficiências e 18 praticam equitação desportiva adaptada, juntamente com os atletas das outras disciplinas ditos "sem deficiências".

Contacto: 964 950 863

www.academiaequestrecardiga.pt

www.facebook.com/centro.equestre.joao.cardiga

6 Janeiro

2018

28 Novembro

Festa de Natal e mercadito VillaCardiga'18

No próximo dia 9 de Dezembro, entre as 9 e as 19h00, na Academia Equestre João Cardiga, em Barcarena, comemora-se o Natal através do desporto inclusivo e de varias atividade com caracter solidário, como o MERCADITO DE NATAL da VILA CARDIGA.

Desporto e recreio com cores de um Natal, é o mote para estes festejos, cujo programa abre logo as 9h00 com a 20ª Edição do Concurso Especial de Equitação. Uma iniciativa, que decorre desde 2016, aberta a atletas com e sem deficiência, vindos de toda a parte do país, que já reuniu cerca de 500 concorrentes pelo que, a direção considerou que a 20ª edição, tem motivos para ser celebrada.

O Mercadito de Natal, que vai na segunda edição, acolhe uma dezena de pequenas e medias empresas, a maioria das quais na área do artesanato e estará aberto, com entrada livre, das 10h30 às 19h00. Importa realçar, que uma parte das vendas, reverte a favor da divisão de Equitação com Fins Terapêuticos, que, atualmente, recebe mais de 100 pessoas, entre particulares e de instituições, como a Cercioeiras, APPACDM, Colégio As Descobertas e Centro de Reabilitação de Alcoitão.

As Inscrições para o 20º CONCURSO ESPECIAL EQUITAÇÃO, já estão abertas e decorrem até dia 5 de Dezembro. Paralelamente decorrerá o Concurso "Melhor Cavalo Entrançado", que pretende incentivar os atletas para a importante atividade do maneio.

De manhã, estrear-se-ão os alunos do escalão de formação (Clube do Pónei), que farão pela primeira vez, provas Infantis de Nível 1. De tarde, as provas contemplam todos os escalões.


22 Novembro

11 Atletas do team Cardiga apurados para a Final do trofeu Dressage Poneis 2018

A Federação equestre Portuguesa divulgou os conjuntos apurados para a FINAL do TROFEU DRESSAGE PONEIS 2018 que se realizará dias 15 e 16 de Dezembro no Centro hípico da Beloura.

Do Cardiga Dressage Poneis temos 11 selecionados (de um total de 30) a quem desde já, damos os nossos PARABENS!.

Infantis

Vitoria Alem Reame/Sherberton Barny Rubble

Madalena Martinho Mendes/Simpson

Sara Leonor Mendes Peixoto/Simpson

Constança Maria Pinguicha Simões/Simpson

Iniciados

Carolina Afonso Rodrigues/Vitinha

Francisca Ferraz da Cosra de Abreu Roldão/Salomé

Ema Caetano Ferreira/Vitinha

Enzo Reamme/Extreme de Cardiga

Matilde Simões /Apache

Alice Fernandes/Vitinha 

De acordo com o ponto 1.2 do Anexo II do Anexo S do Regulamento de Ensino, ficam também apurados:

Madalena Ramos Alberto Ferreira/Salomé

Juvenis

Afonso Trindade Costa Coutinho da Silva/Trinco

Carlota Montalvão Silva/Apache

Tomás Trindades Costa Coutinho da Silva/Trinco

27 Outubro

Academia João Cardiga acolheu 40 atletas na 16ª prova de equitação (Special Olympics)

A Presidente da Junta de Freguesa de Barcarena, Sandra Cortes, entregou as medalhas aos 40, os atletas que participaram na 16ª Prova de Equitação, dedicada a atletas com deficiência intelectual, realizada no dia 25 de Outubro de 2018,na Academia Equestre João Cardiga.

Sandra Cortes, que assistiu pela primeira vez a um evento desta natureza, mostrou-se agradavelmente surpreendida e, foi com notório entusiasmo que presidiu à entrega das Medalhas.

Este foi mais um evento de cariz solidário, organizado pela AEJC, inserido no programa de competição "Para Todos" e que desta vez contou com a presença de 8 instituições. Para a organização desta competição a Academia João Cardiga mobilizou 5 cavalos, 4 técnicos e 5 auxiliares, que tudo fizeram para que a prova decorresse no ritmo certo.

Estas jornadas desportivas têm como principais objetivos:

Possibilitar ao cidadão com défice cognitivo a participação em provas desportivas de equitação. Divulgar e demonstrar a importância da Equitação desportiva adaptada para o deficiente intelectual.

Promover esta atividade desportiva, no Conselho de Oeiras e a nível nacional e, ainda, partilhar vivências e criar momentos de saudável convívio entre todos os participantes.

24 Outubro

16ª prova de equitação (Special Olympics) realiza-se na Academia João Cardiga

O evento insere-se no programa de competição "Para Todos" da AEJC e na sequência do trabalho ali desenvolvido na valência de Equitação Adaptada, bem como do protocolo celebrado com o Special Olympics Portugal (SOP). 

A competição, que terá inicio às 09h30 e contará com a participação de 40 atletas, de todo o País, será dividida em duas fases distintas: English Equitation que servirá para realizar o Divisioning e o Working Trail que contará com diferentes níveis de provas.

Estas jornadas desportivas têm como principais objetivos:

Possibilitar ao cidadão com défice cognitivo a participação em provas desportivas de equitação. Divulgar e demonstrar a importância da Equitação desportiva adaptada para o deficiente intelectual.

Promover esta atividade desportiva, no Conselho de Oeiras e a nível nacional e, ainda, partilhar vivências e criar momentos de saudável convívio entre todos os participantes.


18 Outubro

A mini cavaleira da Academia Equestre João Cardiga, Vitoria Reame, com apenas sete anos, venceu o Campeonato Nacional de Dressage em Póneis 2018, no escalão infantil, montando Sheberton, que decorreu na Sociedade Hípica Portuguesa.

O conjunto faz parte da Cardiga Dressage Póneis, equipa composta por 13 mini cavaleiros dos 6 aos 15 anos de idade.

Vitoria junta-se, assim, aos medalhados da classe infantil, formados neste Clube - Enzo Reame, Alice Fernandes, Ema Ferreira e Manuel Maia e aos Juvenis Afonso Silva e Tomás Silva.

Para além desta competição oficial, decorre, paralelamente, o Troféu Dressage Póneis, que tem como objetivo principal, formar novos cavaleiros para a disciplina de Dressage ou Ensino e, cuja final está agendada para 15 e 16 de Dezembro na Beloura-Sintra.


12 Setembro 

Leonor Xarepe com Belmonte e Rokaya Coundoul com Brazão são as vencedoras do Campeonato Regional de Dressage de Lisboa e Vale Tejo nos escalões Médio e Elementar, respetivamente, cuja final decorreu no passado fim de semana, na Costa do Estoril.

Os dois conjuntos treinam na Academia Equestre João Cardiga, Barcarena - Oeiras, e juntam-se ao grupo de atletas medalhados daquele Centro desportivo.

Este trofeu permitira às duas atletas a participação direta no Open de Dressage que se realizará com a grande final do campeonato de Portugal de Dressage, dias 22 e 23 de Setembro.


10 Setembro

É com satisfação que informamos que o Centro Equestre João Cardiga já se encontra na plataforma TUR4all (Plataforma online de turismo acessível para que o direito ao lazer seja real e efetivo para todas as pessoas, com ou sem mobilidade reduzida).  Agora poderá aceder a toda a informação a partir do site, acedendo a este link ou através da aplicação TUR4all disponível na Google Play Store (brevemente estará disponível para iOS).

29 Agosto

É com muito gosto que Vos convidamos para participarem no evento solidário "Juntos pelo Santigo", que se realizará no próximo dia 2 de Setembro de 2018 nas instalações da Academia J Cardiga, que se aliou, a esta iniciativa, desde a primeira hora.

Trata-se de um evento que pretende angariar fundos para apoiar o Santiago e sua família, a fazer face às inúmeras despesas com as várias terapias e estudos sobre a sua rara doença.

Quem é o Santiago?

O Santiago é um menino amoroso que frequenta a Academia Equestre João Cardiga, na Divisão de Equitação com Fins Terapêuticos, na valência de Hipoterapia, com a fisioterapeuta Cristiana.

O Santiago tem uma doença rara, não anda, não fala e tem problemas respiratórios. Trata-se de uma doença genética muito rara chamada Síndrome da Duplicação MECP2, existem apenas 150 casos diagnosticados em todo o mundo e afeta maioritariamente rapazes, e há poucos meses recebemos como segundo diagnóstico espectro do autismo nível 3. Não existe muita informação em Portugal sobre esta doença e toda a informação que vou conseguindo recolher vem toda do estrangeiro.

O MECP2 é uma proteína essencial ao corpo que se encontra no cromossoma x na região xq28. O Santiago nasceu com um pouco mais desse cromossoma do que o normal, produz duas vezes mais esta proteína, o que não é bom, pois provoca atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo, entre outras complicações.

Nos EUA está a ser feito um estudo, pelo 401 project, estão a estudar um medicamento para inibir o efeito da proteína em excesso, tendo já conseguido reverter os sintomas em ratos de laboratório. A esperança média de vida é de apenas 25 anos mas muitos dos meninos não chegam sequer à adolescência. Para ajudar o santiago a frequentar terapias.

Contamos convosco!

28 Agosto

CIRCULAR - Agosto 2018

Com vista a dar resposta adequada aos crescentes níveis de exigência de todos os associados e a uma qualificação da Escola de Equitação da Academia J Cardiga, a direção iniciou um processo de reestruturação, passando a funcionar em adequação ao ritmo dos alunos, numa lógica de ANO LECTIVO, assumindo as componentes burocráticas inerentes aos processos individuais dos alunos e propondo-se apresentar propostas de desenvolvimento pedagógico, com recurso a um técnico especializado que colaborará com os treinadores.

Neste sentido, as principais alterações predem-se com o seguinte:

1 - As Inscrições e Renovações serão efetuadas entre Julho e Setembro.

2 - Haverá 2 tipos de Inscrição:

- Tipo 1 INICIAL, quando acontece pela primeira vez, no valor de 125€/ano

- Tipo 2 RENOVAÇÃO, quando o aluno já se encontra inscrito, no valor de 100€

3 - A mensalidade de Agosto será paga, mensalmente, de forma parcelada, ao longo do ano, de acordo com a atualização do Preçário em anexo.

Sugerimos a leitura atenta do Artigo 7º do Regulamento geral da AEJC em anexo.


12 Agosto

PORTUGAL PRESENTE NO CAMPEONATO DO MUNDO DE PARADRESSAGE - WEGS FEI WORLD GAMES 2018 -

COM UMA EQUIPA DE CAVALEIROS, TODOS COM PARALISIA CEREBRAL

A Academia Equestre João Cardiga-AEJC, de Oeiras, qualificou três conjuntos para participar no Campeonato do Mundo de Paradressage - WEGS FEI WORLD EQUESTRIAN GAMES - que se realizará de 1 a 23 de Setembro de 2018, em Tyron - USA.

Inês Alemão Teixeira, com Giraldo do Sernadinha, Grau III, José Neves, com Vendetto C, Grau I e Sara Duarte, com Daxx du Hans, Grau II, como 1ª reserva. Para alem destes conjuntos da AEJC está também selecionada a cavaleira Ana Mota Veiga, com Convicto, também do grau 1.

João Cardiga, Chefe de Equipa da AEJC, afirma " Este é o resultado de muita persistência e investimento nesta disciplina. Há mais de 2 décadas que a Academia trabalha, sempre com os olhos postos numa possível representação paralímpica, não a nível individual, como tem sido até aqui, mas com uma equipa a representar as cores nacionais. No fundo, este é o caminho para a concretização do projeto "Cavalgar até Tokyo 2020", no qual apostámos, juntamente com os principais parceiros - Jogos Santa Casa, o HOSA-Hospital Santana e a própria FEP."

A concretização de Sonhos e a abertura da equitação a Todos, tem sido o lema da AEJC que desta forma contribui para que Inês Alemão Teixeira e José Neves vejam os seus Sonhos realizados.

Sobre o FEI WORLD EQUESTRIAN GAMES

O FEI World Equestrian Games, realizado a cada quatro anos no meio do ciclo olímpico, é um dos maiores eventos do calendário desportivo global, combinando oito eventos equestres à escala Mundial num mesmo local.

O evento reúne as mais importantes disciplinas da FEI - Obstáculos, Dressage, Paradressage, Eventing, Atrelagem, Endurance, Volteio e Reining.

Paralelamente realizam-se demonstrações e exposições com enfoque na equitação. A edição de 2018 dos Jogos Equestres Mundiais da FEI será realizada em Mill Spring, Carolina do Norte, durante treze dias, de 11 a 23 de setembro de 2018, no Centro Equestre Internacional Tryon. A Paradressage tem inicio a 18 de Setembro.

Sobre a Paradressage

"Não pode haver maior evidência entre o incrível vínculo, a confiança e a comunicação entre cavalo e cavaleiro do que na Paradressage. Os Jogos Paralímpicos, são um lembrete duro da força do espírito humano". In site FEI

A Paradressage (Equitação Adaptada) é praticada por atletas com deficiências motoras variadas. Os atletas são classificados funcionalmente e agrupados em graus, de acordo com o seu nível de dificuldade. Existem 5 graus. Grau 1, para os atletas com menor capacidade funcional e assim, sucessivamente, até ao grau 5, onde se agrupam os atletas com deficiências, consideradas mais ligeiras.

A equipa portuguesa integra 2 atletas de grau 1 (José Neves e Ana Mota Veiga), que executam exercícios num retângulo 40x20, no andamento a Passo. Isto exige um cavalo com uma elevada qualidade ao nível deste andamento e ao nível do seu temperamento.

Sara Duarte, insere-se no Grau 2 podendo executar exercícios a passo e trote e exercícios com maior nível de dificuldade. Por fim, Inês Alemão, no Grau 3, executa exercícios num retângulo 60x20, nos três andamentos (passo, trote e galope) com um nível de exigência ainda maior.

Vale a pena destacar a importância da seleção de cavalos para esta disciplina, bem como o treino adequado dos mesmos. Da mesma forma, uma equipa multidisciplinar é de grande importância para alcançar patamares competitivos e boas performances desportivas. Desde o treinador, ao psicólogo desportivo, o fisioterapeuta, o Groom (tratador) e o veterinário, todos são de extrema importância para a consolidação de uma equipa de atletas.

Mais informação:

Maria de Lurdes - 935531202

18 Julho

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição da formação "APERFEIÇOAMENTO DE TREINADORES", que se realizará no Cardiga Training Center, polo de formação, da Academia Equestre João Cardiga, em Barcarena, Oeiras, dias 5, 6, 12 e 13 de Agosto 2018 (domingos e segundas feiras).

A formação dirige-se ao publico interessado e a todos os treinadores, que pretendam revalidar do seu TPTD-Titulo Profissional de treinador desportivo, uma vez que é validada pelo IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude e FEP-Federação Equestre Portuguesa e dá 5UC (Unidades de credito).

Conforme o estabelecido pela Lei n.º 40/2012, de 28 de agosto, em conjugação com Portaria n.º 326/2013, de 1 de novembro, o Título Profissional de Treinador de Desporto tem a validade de 5 anos, podendo ser revalidado por igual período, desde que sejam obtidas 10 Unidades de Crédito em ações de formação contínua, devidamente certificadas pelo IPDJ, IP e realizadas no período de vigência do Título em questão.

Em anexo, enviamos o calendário de Formação 2018, atualizado, bem como Ficha de Inscrição.

Para se inscrever basta devolver a referida Ficha preenchida e acompanhada do comprovativo de transferência bancária, no valor de 50%, da formação escolhida.

Os candidatos deverão enviar, ainda, os seguintes documentos:

- Copia do Cartão de Cidadão

- Copia da Cédula de Treinador

- Comprovativo de seguro FEP atualizado e Nº FEP


10 Julho

Campeonato Regional Ensino realiza-se pela primeira vez em Oeiras a par do Trofeu Dressage Póneis na Academia João Cardiga

A Academia Equestre João Cardiga vai ser palco de uma jornada do Campeonato Regional de Ensino/Dressage de Lisboa e Vale do Tejo e da 4ª jornada do Trofeu Dressage Póneis, dia 22 de Julho de 2018, a partir das 9h00.

Tratam-se de dois eventos desportivos, oficialmente, aprovados pela Federação Equestre Portuguesa, com a novidade de ser a primeira vez que Oeiras, mais concretamente a Academia João Cardiga, acolhe um Regional de Ensino.

A organização prevê a participação de cerca de 50 atletas, que ocuparão todos os picadeiros do Centro Hípico, durante todo o dia.

Entrada livre para assistir ás provas!

Junho 

A Academia Equestre João Cardiga-AEJC, está presente no 16th HETI International Congress 2018, que decorre de 25 a 29 de Junho, em Dublin, com dois trabalhosnasáreas da Terapia Assistida por Equinos e Equitação Adaptada.

A autora principal é Joana Figueiredo Gonçalves que, para alem de psicomotricista e técnica de equitação terapêutica, desenvolve trabalhos de investigação nas áreas da Terapia Assistida por Equinos e Equitação Adaptada, e contou com a colaboração de Cláudia Almeida e da Professora Doutora Ana Rodrigues, da Faculdade de Motricidade Humana-FMH, com quem a AEJC assinou protocolo de colaboração.

Os trabalhos submetidos e aceites, para apresentação no maior congresso mundial de Equitação com Fins Terapêuticos, o 16th HETI International Congress 2018 visaram o tratamento de dois tópicos distintos:

  • A intervenção na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, com resultados animadores. Ao contrário do que avançam os poucos estudos internacionais nesta perturbação, documentámos uma evolução importante no impacto dos seus sintomas nos contextos escolar e familiar, no caso de um pré-adolescente. A metodologia inovadora utilizada parece justificar estes resultados e reforça a importância de planear e documentar as intervenções de acordo com recomendações clínicas.
  • O papel do psicomotricista nas equipas de Equitação com Fins Terapêuticos. A maioria dos estudos publicados a nível mundial tem na sua base metodológica a Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e até Terapia da Fala. Dependendo dos países onde os estudos são publicados, a referência a metodologias da Psicomotricidade tem sido mínima ou inexistente. Tendo em conta que o Psicomotricista tem uma identidade que o distingue dos outros profissionais pela intervenção com o corpo em movimento - na relação com o outro e com os contextos - é premente conceptualizar de que forma é que a mesma pode ser feita. Este trabalho apresenta então um paradigma inovador, que pode dar destaque a Portugal e é importante por várias razões:
    a) em Portugal, os Psicomotricistas parecem ser dos terapeutas que mais intervenções conduzem nesta área, a par dos Fisioterapeutas. Porém, não existem modelos de trabalho recomendados e que forneçam orientações profissionais.
    b) os modelos de trabalho internacionais mais aclamados não contemplam a Psicomotricidade - a profissão ainda é desconhecida na maioria desses países;
    c) a metodologia de trabalho acrescenta técnicas e uma visão mais ampla e que se referem a aspetos pouco exploradas por profissionais de Equitação com Fins Terapêuticos;
    d) a Psicomotricidade dá uma resposta mais específica a determinadas necessidades da população, contribuindo para um leque mais diversificado de utentes.

Com esta presença, a AEJC e a FMH prosseguem os seus objetivos ligados à investigação e aumentar a rede de contactos e parcerias com profissionais e associações dos outros países.

https://www.facebook.com/heti2018/


Maio

Academia Equestre J Cardiga com 7 atletas no ranking internacional

São sete, os atletas, de Equitação, da Academia Equestre João Cardiga, com e sem deficiências, que integram as listagens do ranking da FEI-Federação Equestre Internacional (www.fei.org).

Na disciplina de Dressage, no escalão Júnior FEI, surgem; Beatriz Gonçalinho/Dante (401ª posição), Rita Rodrigues/Festina 31 (402ª), Carolina Gonçalinho/Bingo (417ª) e Beatriz Reto/De Plaisir, a melhor posicionada (173ª posição) e pré-selecionada pela FEP - Federação Equestre Portuguesa, para uma eventual participação, em representação de Portugal no Campeonato da Europa de Ensino a realizar em Fontainebleau (França) de 7 a 15 de Julho de 2018.

Na disciplina de Pradressage (Equitação Adaptada), estão; Inês Alemão Teixeira/Giraldo da Sernadinha (16ª posição do grau III e 66ª na geral), Sara Duarte /Daxx du Hans (14ª posição do grau II e 85ª na geral) e José Neves/Vendetto (27ª posição do grau I e 128ª da geral), também estes elegíveis para uma possível participação no FEI WORLD EQUESTRIAN GAMES que se realizará em Tryon - USA de 11 a 23 de Setembro 2018.

Segundo a direção da Academia:

- "O projeto de inclusão desportiva, "Equitação Para Todos", tem como um dos objetivos desportivos, a preparação de cavalos e cavaleiros para o que designamos por "caminhada olímpica e paralímpica". Ora com a entrada no ranking FEI destes 7 conjuntos, podemos afirmar que esta visão, está cada vez mais clara.

Quando em 2012, iniciámos a 1ª edição do trofeu Dressage Poneis, lançámos a semente desta realidade. Esta equipa e 4 atletas, iniciou o seu percurso nesta altura. Podemos afirmar que a Dressage Poneis é, pois, um projeto bem sucedido.

Quanto à Paradressage, apesar de todas as dificuldades nesta área, conseguir uma equipa de 3 conjuntos no ranking mundial é um feito, só possível, devido à continuidade do apoio dos Jogos Santa Casa, desde 2015 e mais um motivo para estarmos muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido". Conclui Maria de Lurdes, presidente da direção da AEJC.

O que é a Paradressage?

A Equitação Adaptada insere-se na modalidade de Ensino ou Dressage. Destina-se a pessoas com deficiências físicas e consiste, basicamente, em provas de ensino adaptadas ao grau de capacidade de cada atleta, que fazem parte dos Jogos Paralímpicos.

O campeonato é composto por provas que os atletas disputam segundo o seu grau de limitação física, através de uma avaliação funcional feita por fisioterapeutas.

Os cavaleiros são avaliados por fisioterapeutas e de acordo com o perfil de capacidades de cada um, são colocados em diferentes graus. Existem 5 graus: Ao grau 1 e 2 a que correspondem exercícios a passo e/ou trote, o Grau 3 exige exercícios nos três andamentos (passo, trote e galope) e o Grau 4 e 5 exige trabalho em duas pistas (ladeares, espáduas-a-dentro, etc.), portanto uma prova com um razoável nível de dificuldade. Este grau (5) destina-se a pessoas com deficiências consideradas menores e a exigência em termos de equitação é muito maior.

A Paradressage é tão, ou mais importante que a dressage, o rigor de exigência é absolutamente igual. Nas duas disciplinas o objetivo é alcançar a perfeição. Isto é, o entendimento perfeito entre dois seres

Maio

JOGOS SANTA CASA UM APOIO FUNDAMENTAL

Os Jogos Santa Casa são o principal patrocinador da Academia Equestre, centralizando este apoio aos atletas da "Cardiga Paradressage Team". Sara está a caminho de Tóquio 2020, naquela que será a sua terceira participação olímpica.

A Academia Equestre João Cardiga possui um ambicioso projeto desportivo de âmbito internacional, denominado "Cavalgar até Tóquio 2020". O objetivo principal deste projeto passa por preparar, e qualificar, a sua equipa de sete cavaleiros de Paradresage, a maioria com paralisia cerebral, para os Jogos Paralímpicos de 2020, que se realizam em Tóquio.

Ao longo desta parceria, verificaram-se diversas situações em que a prestação dos atletas foi abalada por situações contextuais.

De forma a ser dada uma resposta a estas necessidades específicas dos atletas, os Jogos Santa Casa promoveram um protocolo pioneiro entre o Hospital de Sant'Ana e a Academia Equestre João Cardiga. Através deste protocolo, o Hospital passou a fornecer acompanhamento especializado de psicologia desportiva aos atletas de Paradressage da Academia Equestre João Cardiga.

"Um apoio fundamental"

A primeira atleta a usufruir deste apoio foi Sara Duarte, que foi acompanhada, nos últimos seis meses, por Valdemar Barbosa, psicólogo do Hospital de Sant'Ana.

Sara Duarte tem 34 anos e é portadora de Paralisia Cerebral. Teve, por indicação médica, o seu primeiro contacto com o hipismo aos 7 anos, ao experimentar a hipoterapia (terapia que tem por base a convivência entre a pessoa e o cavalo). Desde então que nasceu e cresceu a sua paixão pelos cavalos e pela equitação, bem como a aptidão para o desporto.

Aos 15 anos começou a praticar Paradressage e aos 24 anos teve a sua primeira experiência olímpica com os jogos de Pequim em 2008. É atleta paralímpica de paradressage/ equitação adaptada, do grau 2. Está na caminhada paralímpica para as suas terceiras olimpíadas e assim vai representar uma vez mais Portugal, nos próximos Jogos Tokio 2020.

É uma cavaleira de sucesso e foi sempre muito disciplinada ao conseguir manter os estudos e a prática desportiva. Mestre em Ciências Farmacêuticas, consegue conciliar a sua profissão de técnica farmacêutica com a prática da modalidade.

Sara acredita que é "fundamental ser acompanhada por um especialista na área da psicologia desportiva. Andava à procura há uns tempos e o apoio dos Jogos Santa Casa tornaram possível o preenchimento desta lacuna que sentia, espero vir a ter uma prestação mais focada, atingir os meus objetivos e praticar uma competição mais saudável".

Fundamental é também o adjetivo encontrado por Valdemar Barbosa para falar sobre a importância de um acompanhamento constante a estes atletas: "Não se pode propriamente chegar a um ponto em que se diz, este atleta está trabalhado e não necessita de mais acompanhamento. Tal como o trabalho, do treinador e do preparador físico, o do psicólogo deve seguir uma linha contínua no tempo. Há sempre situações novas no dia-a-dia dos atletas que devem ser constantemente trabalhadas (restabelecimento de objetivos, controlo das atividade diárias, gestão de lesões, gestão de expectativas, etc.)".

https://imgs.santacasa.viatecla.com/share/2018-05/2018-05-08100214_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$f45b2c1a-b8ce-447e-ae0f-cb144b0df8ff$$22329306-3023-46DD-9E6C-081677EBB4A9$$storage_image$$pt$$1.jpg]

Desde que começou a ser acompanhada pelo psicólogo do Hospital de Sant'Ana, a atleta sente que dá mais atenção a detalhes de preparação física, "faço um trabalho de interiorização das minhas capacidades físicas, emocionais, e tenho aprendido a tomar consciência e a arranjar alternativas", refere.

A vertente motivacional do projeto é enaltecida por Valdemar Barbosa. O psicólogo defende que este protocolo "é da máxima importância, principalmente, porque esta relação de cumplicidade origina uma situação muito relevante para o desempenho de atleta, a confiança. A atleta que confia 100% no seu cavalo, isto é, que sabe que ele é capaz de realizar as tarefas que se lhe pedem, é uma atleta mais preparada para a realização de qualquer prova, uma vez que estará mais focada nos aspetos controláveis da competição".

Uma das características do Paradressage é a relação emocional entre o atleta e o cavalo. Sara Duarte lembra que "no contexto desportivo de alta competição, o reforço da intervenção da psicologia desportiva é fundamental para a melhoria da performance e para um aumento da intensidade da relação entre cavalo e atleta".

A atleta confidencia que sentiu "muita dificuldade em superar a perda do meu cavalo "Napolitano", mais tarde, percebi que que quando o perdi, "eu sabia ganhar, mas não sabia perder" e enquanto atleta de alta competição tive que aprender a saber perder para voltar a ganhar e querer criar uma relação forte e de cumplicidade com o meu novo cavalo "Daxx Du Hans". Hoje, acho que estou no bom caminho!", diz confiante.

O desafio que se avizinha no horizonte são os Jogos Tokio 2020. Valdemar Barbosa acredita que com o trabalho desenvolvido "a atleta chegará a Tokio a conhecer-se melhor, enquanto competidora, e saberá lidar melhor com os fatores de stress inerentes à competição. Terá rotinas psicológicas que a ajudaram a preparar melhor as provas, saberá controlar melhor a sua ansiedade e apreciar mais a situação competitiva".

Sara aponta ao pódio naquela que será a sua terceira participação olímpica: "Enquanto atletas, temos o sonho de alcançar as medalhas, no entanto, obter o 5º lugar em Pequim, foi quase como chegar à medalha! Atualmente sinto-me mais forte, confiante e sei que tenho um bom cavalo, com bom nível e apesar de sabermos o nível da concorrência internacional, e de eu ocupar o 11º lugar no Ranking Mundial, do grau2, do FEI (Federação Equestre Internacional), a nossa equipa trabalha arduamente e diariamente para ambicionar a medalha", conclui.


Março

"Jogos A cavalo" unem Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e a Academia Equestre João Cardiga

No próximo dia 29 de Março, pelas 12h00, a Academia Equestre João Cardiga (AEJC), acolhe mais um grupo de utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), que integram o programa "Jogos a Cavalo", cujo principal objetivo é facultar sessões gratuitas de Equitação Terapêutica a utentes do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA.

"Jogos Acavalo" é uma experiencia piloto, que dará a possibilidade a cerca de uma centena de pessoas com deficiência, de conhecerem e experimentarem a Equitação. Neste dia, conta-se com a presença de pessoas que apresentam patologias diversas, tais como; Lesões vertebro medular, tetraparesia, autismo, etc.

Ao longo dos 25 anos de trabalho da AEJC, no âmbito da Equitação inclusiva - "Equitação Para Todos" e da Equitação desportiva de competição (Paradressage), esta instituição sabe melhor que ninguém, que a escassez de oportunidades, para a prática equestre desportiva adaptada é uma realidade nacional, que importa reverter. Impõem-se transformações no sentido de impulsionar o desporto equestre adaptado, bem como o acesso aos benefícios da equitação a TODOS. Comungando dos mesmo valores, a AEJC, em parceria com os Jogos Santa Casa, criaram este projeto, durante o período experimental de um ano.

A iniciativa tem como principais objetivos: Dar a conhecer a Equitação Terapêutica e Desporto Equestre Adaptado aos utentes do CMRA; Sensibilizar para o potencial da equitação como atividade desportiva; Sensibilizar para a Equitação quanto ao seu potencial terapêutico, em termos motores, motivacionais, educacionais e/ou recreativos para melhorar a qualidade de vida e Promover a equitação inclusiva e também servirá como modelo de captação de novos talentos para a equitação desportiva.


Março

Academia Equestre João Cardiga prossegue na "caminhada olímpica e paralímpica"

com o apoio dos Jogos Santa Casa

Um grupo de seis atletas, com e sem deficiências, da Academia Equestre João Cardiga, vai participar no CDN e CPDN-Concurso de Dressage e Paradressage Nacional, que se realizará nos dias 17 e 18 de Março, na Costa do Estoril.

A representar a Academia J Cardiga estarão os seguintes conjuntos:

Pelo Cardiga Paradressage Team, Sara Duarte/Daxx du Hans, Grau II, Inês Alemão Teixeira/Giraldo da Sernadinha, Grau III, José Neves/Vendetto C e Rita Lagartinho/Oposta de Foja, ambos do Grau 1. Rita Rodrigues/Festina 31 e Beatriz Reto/De Plaisir, competem no escalão Júnior FEI, representando o Cardiga Dressage Team.

João Pedro Cardiga, diretor desportivo do Clube, assume a chefia das equipas, contando com o importante apoio do treinador adjunto João Monteiro.

A Academia Equestre João Cardiga é a única instituição equestre em Portugal, que pode afirmar-se como pioneira na formação de atletas olímpicos e paralímpicos, tornando-se, assim, um verdadeiro exemplo da inclusão, pelo desporto equestre.

A formar atletas de competição, com e sem deficiências, desde 93, em 2017 a Academia aprovou com nota máxima, 6 atletas no exame de Sela 7, classificação que lhes deu acesso às competições internacionais - o primeiro passo para a longa caminhada "olímpica", que espera alguns destes jovens.

Na caminhada paralímpica, a Academia iniciou em 2015, o projeto "Cavalgar até Tokyo 2020", para o qual conta com o apoio dos Jogos Santa Casa, como patrocinador principal. Este ambicioso projeto pretende qualificar uma equipa de 3 a 4 conjuntos que garanta a presença de Portugal no expoente máximo da competição desportiva - as paraolimpíadas.

Paralelamente, a Academia prossegue o seu trabalho na formação desportiva de competição com mais de uma dezena de mini-atletas dos 6 aos 15 anos de idade, a competir a nível nacional, nos escalões infantis, iniciados e juvenis, na disciplina Dressage PONEIS. O Trofeu Dressage Póneis terá inicio no dia 29 de Abril.

Dado o carater inclusivo da Academia, os atletas com deficiência intelectual não ficam de fora. A primeira prova do Special Olympics Equitação que se realizará dia 18 de Abril em Setubal contará, como habitualmente, com um significativo grupo.


Janeiro

15º Concurso Especial de Dressage, Paradressage e Ensino de Equitação de Trabalho

O calendário desportivo 2018, da Academia Equestre João Cardiga-AEJC, em Barcarena, abre dia 14 de Janeiro com o 15º Concurso Especial de Dressage, Paradressage e Ensino de Equitação de Trabalho, este ano aberto também a atletas externos.

Os Concursos Especiais, são eventos desportivos onde a INCLUSÃO é uma das principais finalidades.

Avaliar da qualidade da formação que está a ser dada aos alunos, treinar para as provas oficiais e/ou os exames de sela, criar a oportunidade de testar o gosto pela competição, são também objetivos destes Concursos.

Nestas provas os alunos da Academia, deverão ainda obter os mínimos que lhes permitam, futuramente, participar em competições externas. Desta forma, pretende a direção da AEJC elevar o nível de qualidade da sua Divisão de Desporto e Competição.

Refira-se, ainda, que em 2017 participaram 216 alunos, com e sem deficiência, numa demonstração clara da importância que estes concursos representam para os praticantes.

Paralelamente, decorre um Show Room com a presença de marcas que patrocinam o evento, nomeadamente, Mundo Da Equitação e By Mum´s Hand

As inscrições estão abertas até dia 10 de Janeiro. O 16ª Concurso Especial está agendado para dia 11 de Fevereiro.

Entrada livre para assistir!


Janeiro

SARA DUARTE, ATLETA DE PARADRESSAGE DA ACADEMIA EQUESTRE JOÃO CARDIGA, CONTA COM APOIO DO SCP- SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, ATE 2020

Pela segunda vez, o Sporting Clube de Portugal, acolhe atletas da Academia Equestre João Cardiga. Depois de ter abraçado a equipa de Horseball em 2004, é agora a vez da Atleta paralímpica Sara Duarte, ser convidada a assinar contrato, para representar a marca.

Sara Duarte é atleta de Paradressage/Equitação Adaptada, do Grau 2 e treina na Academia Equestre João Cardiga, desde 1997, onde tem construído a sua carreira desportiva, com o apoio dos Jogos Santa Casa, principal patrocinador do Cardiga Paradressage Team..

A atleta e a sua equipa de trabalho esperam, agora, que esta parceria, venha contribuir para a sustentabilidade da sua carreira desportiva, cujo objetivo principal será representar Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tokyo, juntamente, com os atletas incluídos no Programa "Cavalgar até Tokyo 2020".

Sara Duarte assinou contrato com o Clube Leonino até 2020.

www.facebook.com/cavalgaratetokyo2020

www.facebook.com/centro.equestre.joao.cardiga